EDITORIAL

 

Tem sido uma constante preocupação dos editores de periódicos a manutenção da periodicidade e da qualidade de suas revistas como instrumento de contribuição ao debate científico acadêmico nacional. A educação, assim como em outras áreas das Ciências Humanas, se debruça com afinco em debates, estudos e aplicação de procedimentos necessários a avaliação dos periódicos onde seus pesquisadores publicam. Nesse sentido, a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), através da Coordenação de Avaliação de Periódicos, em consórcio com a representação da área de educação junto a CAPES, tornou público durante os trabalhos de sua 26ª Reunião Anual, relatório da comissão de especialistas encarregada por divulgar o QUALIS dos periódicos da nossa área para o próximo período.

É com alegria, ao encerrar mais um ano na coordenação editorial da Educar em Revista, que anunciamos que o nosso periódico foi considerado pela comunidade científica como de qualidade Nacional, nível A, ou seja, um ponto de destaque que nos posiciona, juntamente com alguns poucos,  como um dos melhores periódicos em educação do país.

Somos gratos a todos que de algum modo ajudaram na construção deste novo e extraordinário momento na história da Educar em Revista. Sem o empenho e a colaboração dos vários autores, consultores ad hoc, conselhos consultivo e editorial, corpo técnico da Editora, bolsistas de graduação, agências de fomento, em especial a Fundação Araucária e o CNPq, a Pós-Graduação em Educação e a Direção do Setor de Educação da UFPR, certamente as dificuldades que sucederam tornaria inacessível  o mérito de tal conceito.

Para comemorarmos esta ocasião oportuna apresentamos o dossiê: Políticas Públicas para a Educação: tendências e debates entre o global e o local, organizado pelos professores Ângelo Ricardo de Souza e Andréa Barbosa Gouveia.

Os artigos que constituem a demanda contínua apresentam abordagens teóricas e empíricas que ajudam a enriquecer esta publicação. O primeiro, do jovem historiador francês Marc Le Coeur, trata-se de um interessante  ensaio que propõe uma dialogicidade da História da Arte com a História da Educação, tomando como campo de pesquisa a implantação dos Liceus de Paris. Em seguida, o artigo de Gérman Vargas Callejas que nos chegou da Espanha, analisa a delicada e persistente exclusão do direito das camadas populares latino-americanas à educação. O texto de Maria Augusta Bolsanello é uma reflexão crítica acerca da relação entre as condutas de interposição e avaliação de especialistas em estimulação precoce. Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná composto pelos professores Erasmo Gruginski, Iara B.Costa, Luís G. Bueno, Paulo  A. Soethe e Terza C. Wachowicz, apresenta uma colaboração minuciosa que investiga como as redações elaboradas no vestibular da UFPR são utilizadas como instrumento de avaliação do desempenho dos vestibulandos. E finalmente, a valorosa contribuição de Liane dos Anjos e Leilah Santiago Bufrem para a história dos vinte e cinco anos do Programa de Pós-Graduação em Educação é entendida como uma oportunidade ímpar para o atual momento que vivencia todos os colaboradores desta pós-graduação.

Na seção de resenhas temos três obras que foram alvos de leitura detalhada. Maria Rosa Chaves Künzle apresenta o livro de autoria Selma Rinaldi de Mattos, O Brasil em Lições – a História como disciplina escolar em Joaquim Manuel de Macedo. O segundo, Homem plural: os determinantes da ação, de autoria de Bernard Lahire foi analisado por Davi Maragon, e o último, Aprender na vida e aprender na escola, do autor Juan Delval, resenhado por Evelnice Tatiana Zoia.

Agradecemos, mais uma vez, aos colegas professores, pesquisadores e pós-graduandos que colaboraram com seus produtos para que viabilizássemos mais um número da Educar em Revista, contribuindo conjuntamente para a expansão dos debates no campo da pesquisa educacional.

 Marcus Levy Albino Bencostta

Editor

Primavera - 2003

 

 

RESUMOS / ABSTRACTS

 

DOSSIÊ - Políticas públicas para educação: Tendências e debates entre o global e o local

 

1a. Parte: “O cenário nacional e latino americano das políticas educacionais”  

1st. part: "The National and Latin American scene of education politics"

 

 

 

 

 

 

 

2a. Parte: “Os estados e os municípios brasileiros: impasses e perspectivas”

2nd. Part: "Brazilian States and Municipalities: stalemates and perspectives"

 

 

 

 

ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

 

 

 

 

TRADUÇÃO

 

RESENHAS

 

RESUMOS DE TESES E DISSERTAÇÕES

 


Reformas educacionais: descentralização, gestão e autonomia escolar

Education reforms: decentralization, management and school autonomy

 

Ângelo Ricardo de Souza

Mestre e Doutorando em Educação pela PUC-SP

Professor do Departamento de Planejamento e Administração Escolar (DEPLAE) do Setor de Educação da UFPR

angelo@ufpr.br

 

 

RESUMO

Este artigo apresenta, através de estudo bibliográfico, um esforço de conceituação das Reformas Educacionais, pautando o seu padrão uniformizador na América Latina e discutindo o seu eixo a partir das Políticas de Descentralização e as relações da Descentralização com a Autonomia da Escola. O texto busca diferenciar as diversas formas pelas quais a descentralização se apresenta na política educacional.

 

Palavras-chave: Reformas educacionais; descentralização; autonomia; gestão educacional.

 ABSTRACT

This article presents, on a bibliographical research, an effort to show the concepts of Education Reforms. It also points their pattern of uniformity in Latin America and their axis on Politics of Decentralization whose are related to the Autonomy of the School. The text intends to identify the several ways in which decentralization is presented by education politics.

 

Key words: Education reforms; decentralization; autonomy; education management.

 

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Banco Mundial e política educacional: cooperação ou expansão dos interesses do capital internacional?

World Bank and education policy: cooperation or expansion of international capital interests?

 

Rosana Evangelista da Cruz

Professora do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Piauí

roecruz@yahoo.com.br

 

RESUMO

O atual contexto econômico evidencia uma situação de crise do sistema capitalista, frente ao qual os representantes do interesses do capital internacional, particularmente o Banco Mundial e o FMI, intervêm na organização política e econômica dos países em desenvolvimento, na perspectiva de expandir os interesses dos países hegemônicos por meio de políticas que visam a abertura comercial e financeira, a desregulamentação das relações trabalhistas e a diminuição do tamanho e do papel do Estado na sociedade. Os interesses do capital internacional também permeiam as propostas educacionais propagadas pelo Banco Mundial por meio de acordos intitulados de "cooperação internacional”, mais precisamente empréstimos através dos quais o Banco impõe modelos de políticas e projetos educacionais e normas e regras que condicionam o processo de implementação das parcerias, instituindo uma lógica que favorece a abertura de mercado e a propagação da ideologia neoliberal. O presente artigo aborda o contexto de avanço da intervenção dos Organismos Internacionais, o histórico do Banco Mundial, a concepção de políticas sociais adotada e a presença efetiva desse organismo nas políticas educacionais, apresentado como exemplos o Projeto Nordeste para a Educação Básica e o Fundo de Desenvolvimento da Escola (Fundescola).

Palavras-Chave: Políticas Educacionais; Banco Mundial; Fundescola. 

 ABSTRACT

The current economical context shows up a crisis of the capitalist system, in which the representatives of the interests of the international capital, particularly the World Bank and IMF, intervene on political and economical organization of developing countries, from the central countries perspective of interests expansion through politics that seek commercial and financial opening, absence of labor rules and the weight decrease of State on society. The interests of international capital also permeate education proposals, which are spread by the World Bank through agreements called "international cooperation", more precisely loans which are used by the Bank to impose models of education policy, projects and norms and rules that condition the partnership process implementation and institutes a logic that is favorable to market opening and the propagation of  new-liberal ideology. The present article approaches to the context of intervention progresses of International Organisms, the report of the World Bank, the conception of social politics adopted and the effective presence of that organism in the education politics, for example the Northeast Project for the Basic Education and Fund of Development of the School (Fundescola).

Key words: Education Politics; World Bank; Fundescola.

 

 

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A reforma educacional no México e no Chile: apontamentos sobre rupturas e continuidades

The education reform in Mexico and Chile: appointments on ruptures and continuities

 

Nora Rut Krawczyk

Doutora em Educação pela Unicamp

Professora na Faculdade de Educação da Unicamp e no Programa de Pós-graduação em Educação

norak@terra.com.br

 

Vera Lúcia Vieira

Doutora em História pela PUC-SP

Professora no Programa de Pós-graduação em História e no Curso de Relações Internacionais da PUC-SP

vevi@terra.com.br

 

RESUMO

Este artigo busca resgatar a inflexão ocorrida recentemente nas políticas educacionais da América Latina a partir de duas situações específicas, a do México e a do Chile. Considerando que tais políticas têm sido implementadas a partir de uma lógica relacionada à globalização capitalista em curso e são expressões da correlação de forças sociais num espaço concreto, propõe-se a identificar de que forma diretrizes comuns, definidas por organismos internacionais, interagem com as características culturais vigentes em cada país. Tal preocupação advém da percepção acerca da função social da área educacional e de sua dinâmica como expressão das contradições. Conclui-se que, embora alvo de políticas semelhantes, a realidade educacional nos dois países expressa situações distintas: no México, tem-se uma “ruptura conservadora”, pelo seu caráter regressivo, e no Chile uma “continuidade conservadora”.

Palavras-chave: Políticas Educacionais, Globalização, Reformas Educacionais na América Latina.

 

ABSTRACT

This article intends to rescue the inflection recently occurred on the education politics of Latin America, taking as starting point two specific situations: Mexico and Chile. It considers that such politics have been implemented since a logic related to capitalist globalization in course, whose are expressions of the correlation of social forces in a concrete space; This article intends to identify in which way common guidelines, defined by international organisms, interact with effective cultural characteristics of each country. Such preoccupation is product of the perception of social function of the education area and its dynamics as contradictions expression. It is ended that, although goal of similar politics, education reality in these two countries expresses different situations: in Mexico, there is a "conservative rupture", by its regressive character, and in Chile there is a "conservative continuity".

Key words: Education Politics, Globalization, Education reforms in Latin America.

 

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A função das políticas compensatórias na reforma educacional da década de 1990, na Argentina

The function of compensatory politics on education reform of the decade of 1990 in Argentina

 

Gladys Beatriz Barreyro

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em educação na USP

gladysb@usp.br

 

 

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A Municipalização do Ensino no Chile

Municipal management of teaching in Chile

 

I-Juca-Pirama Camargo Gil

Doutorando pela Faculdade de Educação da USP

Professor na Universidade de Taubaté e na Fundação Santo André

jucagil@uol.com.br

 

 

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Uma dimensão avaliativa do FUNDEF: A desigualdade regional

An evaluative dimension of Fundef: regional inequality

 

Romualdo Portella de Oliveira

Professor Doutor da Faculdade de Educação da USP

romualdo@usp.br

 

 

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Políticas para a Educação Superior no Brasil, em fase de transição

Policies for Superior Education in Brazil, transition stage

 

Regina Maria Michelotto

Professora do DEPLAE e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR

rmmiche@uol.com.br

 

 

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Reflexões sobre a administração municipal da educação: um início de conversa...

Reflections on municipal administration of education: start of conversation…

 

Rubens Barbosa de Camargo

Professor do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da Faculdade de Educação da USP

rubensbc@usp.br

 

 

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Orçamento participativo da educação: limites e possibilidades na experiência de União da Vitória/PR

Participative financing plan of education: limits and possibilities of the experience of União da Vitória/PR

 

Andréa Barbosa Gouveia

Mestre em Educação pela USP

Professora do DEPLAE do Setor de Educação da UFPR

andreabg@ufpr.br

 

 

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Gestão municipal da educação, organização do sistema nacional e regime de colaboração: algumas questões

Municipal education management, organization of the national system and collaboration regime: some questions

 

Taís Moura Tavares

Professora do DEPLAE, Setor de Educação da UFPR

tavarestais@ufpr.br

 

 

 

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O processo de municipalização no Estado do Paraná

The process of municipal management in the state of Paraná

 

Jussara Maria Tavares Puglielli Santos

Professora do DEPLAE e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR

jades@uol.com.br

 

 

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La Educación para la dependencia, la exclusión y la pobreza en América Latina

Education for dependence, exclusion and poverty in Latin America

 

Germán Vargas Callejas

Doutor em Ciências da Educação

Professor da Universidade de Santiago de Compostela na Faculdade de Ciências da Educação

gvargas@usc.es

 

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Concepções sobre os procedimentos de intervenção e avaliação de profissionais em estimulação precoce

 

Maria Augusta Bolsanello

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP

Professora Adjunta do Setor de Educação da UFPR

mabolsanello@ufpr.br

 

 

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O que está por trás da avaliação das redações do vestibular?

 

Erasmo Gruginski

Professor Doutor do DELEM/UFPR

erasmo@nethra.nc.ufpr.br

Iara Benquerer Costa

Professora Doutora do DLLCV/UFPR

iarabemq@ufpr.br

Luís Gonçales Bueno de Camargo

Professor Doutor do DLLCV/UFPR

luis@coruja.humanas.ufpr.br

Paulo Astor Soethe

Professor Doutor do DELEM/UFPR

soethe@bsi.com.br

Teresa Cristina Wachowicz

Professora Doutora do DLCCV/UFPR

tecaw@terra.com.br

 

 

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25 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR

 

Liane Dos Anjos

Meste em Planejamento e Administração de Sistemas de Informação pela PUC/Campinas

Bibliotecária do Sistema de Bibliotecas da UFPR

alian@ufpr.br

 

Leilah Santiago Bufrem

Doutora em Comunicação pela USP

Professora Titular do Departamento de Ciência e Gestão da Informação da UFPR

bufrem@milenio.com.br

 

 

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Os Liceus na cidade: o exemplo parisiense (1802-1914)

 

Marc Le Cœur

Doutorando em História da Arte na Universidade de Paris I

Historiador da Arte

marc_le_couer@yahoo.com

 

Tradução: Marcus Levy Albino Bencostta

Doutor em História pela USP

Professor do PRPPG na Área Temática História e Historiografia da Educação/UFPR

Pesquisador (Bolsa Produtividade) do CNPq

marcus@ufpr.br

 

 

 

 

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O Brasil em Lições - a História como disciplina escolar em Joaquim Manuel de Macedo.

 

Maria Rosa Chaves Künzle

Mestre em Educação pela UFPR

Assessora Pedagógica da APP-Sindicato

mrck@terra.com.br

 

 

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Homem plural: os determinantes da ação.

 

Davi Marangon

Mestrando em Educação pela UFPR

 

 

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Aprender na vida e aprender na escola

 

Evelnice Tatiana Zoia

Mestranda em Educação pela UFPR

tatianazoia@bol.com.br

 

 

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