EDITORIAL
Tem sido uma constante preocupação dos editores de periódicos a manutenção da periodicidade e da qualidade de suas revistas como instrumento de contribuição ao debate científico acadêmico nacional. A educação, assim como em outras áreas das Ciências Humanas, se debruça com afinco em debates, estudos e aplicação de procedimentos necessários a avaliação dos periódicos onde seus pesquisadores publicam. Nesse sentido, a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), através da Coordenação de Avaliação de Periódicos, em consórcio com a representação da área de educação junto a CAPES, tornou público durante os trabalhos de sua 26ª Reunião Anual, relatório da comissão de especialistas encarregada por divulgar o QUALIS dos periódicos da nossa área para o próximo período.
É com alegria, ao encerrar mais um ano na coordenação editorial da Educar em Revista, que anunciamos que o nosso periódico foi considerado pela comunidade científica como de qualidade Nacional, nível A, ou seja, um ponto de destaque que nos posiciona, juntamente com alguns poucos, como um dos melhores periódicos em educação do país.
Somos gratos a todos que de algum modo ajudaram na construção deste novo e extraordinário momento na história da Educar em Revista. Sem o empenho e a colaboração dos vários autores, consultores ad hoc, conselhos consultivo e editorial, corpo técnico da Editora, bolsistas de graduação, agências de fomento, em especial a Fundação Araucária e o CNPq, a Pós-Graduação em Educação e a Direção do Setor de Educação da UFPR, certamente as dificuldades que sucederam tornaria inacessível o mérito de tal conceito.
Para comemorarmos esta ocasião oportuna apresentamos o dossiê: Políticas Públicas para a Educação: tendências e debates entre o global e o local, organizado pelos professores Ângelo Ricardo de Souza e Andréa Barbosa Gouveia.
Os
artigos que constituem a demanda contínua apresentam abordagens teóricas e empíricas
que ajudam a enriquecer esta publicação. O primeiro, do jovem historiador
francês Marc Le Coeur, trata-se de um interessante ensaio que propõe uma dialogicidade da História da Arte com
a História da Educação, tomando como campo de pesquisa a implantação dos
Liceus de Paris. Em seguida, o artigo de Gérman Vargas Callejas que nos chegou
da Espanha, analisa a delicada e persistente exclusão do direito das camadas
populares latino-americanas à educação. O texto de Maria Augusta Bolsanello
é uma reflexão crítica acerca da relação entre as condutas de interposição
e avaliação de especialistas em estimulação precoce. Um grupo de
pesquisadores da Universidade Federal do Paraná composto pelos professores
Erasmo Gruginski, Iara B.Costa, Luís G. Bueno, Paulo
A. Soethe e Terza C. Wachowicz, apresenta uma colaboração minuciosa que
investiga como as redações elaboradas no vestibular da UFPR são utilizadas
como instrumento de avaliação do desempenho dos vestibulandos. E finalmente, a
valorosa contribuição de Liane dos Anjos e Leilah Santiago Bufrem para a história
dos vinte e cinco anos do Programa de Pós-Graduação em Educação é
entendida como uma oportunidade ímpar para o atual momento que vivencia todos
os colaboradores desta pós-graduação.
Na
seção de resenhas temos três obras que foram alvos de leitura detalhada.
Maria Rosa Chaves Künzle apresenta o livro de autoria Selma Rinaldi de Mattos, O
Brasil em Lições – a História como disciplina escolar em Joaquim Manuel de
Macedo. O segundo, Homem plural: os determinantes da ação, de
autoria de Bernard Lahire foi analisado por Davi Maragon, e o último,
Aprender na vida e aprender na escola, do autor Juan Delval, resenhado por
Evelnice Tatiana Zoia.
Agradecemos, mais uma vez, aos colegas professores, pesquisadores e pós-graduandos que colaboraram com seus produtos para que viabilizássemos mais um número da Educar em Revista, contribuindo conjuntamente para a expansão dos debates no campo da pesquisa educacional.
Marcus
Levy Albino Bencostta
Editor
Primavera
- 2003
RESUMOS / ABSTRACTS
DOSSIÊ - Políticas públicas para educação: Tendências e debates entre o global e o local
1a.
Parte: “O cenário nacional e latino americano das políticas
educacionais”
1st. part: "The National and Latin American scene of education politics"
Banco Mundial e política educacional: cooperação ou expansão dos interesses do capital internacional? (Rosana Evangelista da Cruz)
A reforma educacional no México e no Chile: apontamentos sobre rupturas e continuidades (Nora Rut Krawczyk e Vera Lúcia Vieira)
2a. Parte: “Os estados e os municípios brasileiros: impasses e perspectivas”
2nd.
Part: "Brazilian
States and Municipalities: stalemates and perspectives"
Reflexões sobre a administração municipal da educação: um início de conversa... (Rubens Barbosa de Camargo)
Orçamento participativo da educação: limites e possibilidades na experiência de União da Vitória/PR (Andréa Barbosa Gouveia)
Gestão municipal da educação, organização do sistema nacional e regime de colaboração: algumas questões. (Taís Moura Tavares)
La Educación para la dependencia, la exclusión y la pobreza en América Latina (Germán Vargas Callejas)
Concepções sobre os procedimentos de intervenção e avaliação de profissionais em estimulação precoce (Maria Augusta Bolsanello)
O que está por trás da avaliação das redações do vestibular? (Erasmo Gruginski, Iara Benquerer Costa, Luís Gonçales Bueno de Camargo, Paulo Astor Soethe e Teresa Cristina Wachowicz)
Os Liceus na cidade: o exemplo parisiense (1802-1914) (Marc Le Cœur, Tradução: Marcus Levy Albino Bencostta)
RESUMOS DE TESES E DISSERTAÇÕES
Reformas educacionais: descentralização, gestão e autonomia escolar
Ângelo Ricardo de Souza
Mestre e Doutorando em Educação pela PUC-SP
Professor do Departamento de Planejamento e Administração Escolar (DEPLAE) do Setor de Educação da UFPR
RESUMO
Este artigo apresenta, através de estudo bibliográfico, um esforço de conceituação das Reformas Educacionais, pautando o seu padrão uniformizador na América Latina e discutindo o seu eixo a partir das Políticas de Descentralização e as relações da Descentralização com a Autonomia da Escola. O texto busca diferenciar as diversas formas pelas quais a descentralização se apresenta na política educacional.
Palavras-chave: Reformas educacionais; descentralização; autonomia; gestão educacional.
ABSTRACT
This article presents, on a bibliographical research, an effort to show the concepts of Education Reforms. It also points their pattern of uniformity in Latin America and their axis on Politics of Decentralization whose are related to the Autonomy of the School. The text intends to identify the several ways in which decentralization is presented by education politics.
Key words: Education reforms; decentralization; autonomy; education management.
World Bank and education policy: cooperation or expansion of international capital interests?
Rosana Evangelista da Cruz
Professora do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Piauí
RESUMO
O atual contexto econômico evidencia uma situação de crise do sistema capitalista, frente ao qual os representantes do interesses do capital internacional, particularmente o Banco Mundial e o FMI, intervêm na organização política e econômica dos países em desenvolvimento, na perspectiva de expandir os interesses dos países hegemônicos por meio de políticas que visam a abertura comercial e financeira, a desregulamentação das relações trabalhistas e a diminuição do tamanho e do papel do Estado na sociedade. Os interesses do capital internacional também permeiam as propostas educacionais propagadas pelo Banco Mundial por meio de acordos intitulados de "cooperação internacional”, mais precisamente empréstimos através dos quais o Banco impõe modelos de políticas e projetos educacionais e normas e regras que condicionam o processo de implementação das parcerias, instituindo uma lógica que favorece a abertura de mercado e a propagação da ideologia neoliberal. O presente artigo aborda o contexto de avanço da intervenção dos Organismos Internacionais, o histórico do Banco Mundial, a concepção de políticas sociais adotada e a presença efetiva desse organismo nas políticas educacionais, apresentado como exemplos o Projeto Nordeste para a Educação Básica e o Fundo de Desenvolvimento da Escola (Fundescola).
Palavras-Chave: Políticas Educacionais; Banco Mundial; Fundescola.
ABSTRACT
The current economical context shows up a crisis of the capitalist system, in which the representatives of the interests of the international capital, particularly the World Bank and IMF, intervene on political and economical organization of developing countries, from the central countries perspective of interests expansion through politics that seek commercial and financial opening, absence of labor rules and the weight decrease of State on society. The interests of international capital also permeate education proposals, which are spread by the World Bank through agreements called "international cooperation", more precisely loans which are used by the Bank to impose models of education policy, projects and norms and rules that condition the partnership process implementation and institutes a logic that is favorable to market opening and the propagation of new-liberal ideology. The present article approaches to the context of intervention progresses of International Organisms, the report of the World Bank, the conception of social politics adopted and the effective presence of that organism in the education politics, for example the Northeast Project for the Basic Education and Fund of Development of the School (Fundescola).
Key words: Education Politics; World Bank; Fundescola.
A reforma educacional no México e no Chile: apontamentos sobre rupturas e continuidades
The education reform in Mexico and Chile: appointments on ruptures and continuities
Nora Rut Krawczyk
Doutora em Educação pela Unicamp
Professora na Faculdade de Educação da Unicamp e no Programa de Pós-graduação em Educação
Vera Lúcia Vieira
Doutora em História pela PUC-SP
Professora no Programa de Pós-graduação em História e no Curso de Relações Internacionais da PUC-SP
RESUMO
Este artigo busca resgatar a inflexão ocorrida recentemente nas políticas educacionais da América Latina a partir de duas situações específicas, a do México e a do Chile. Considerando que tais políticas têm sido implementadas a partir de uma lógica relacionada à globalização capitalista em curso e são expressões da correlação de forças sociais num espaço concreto, propõe-se a identificar de que forma diretrizes comuns, definidas por organismos internacionais, interagem com as características culturais vigentes em cada país. Tal preocupação advém da percepção acerca da função social da área educacional e de sua dinâmica como expressão das contradições. Conclui-se que, embora alvo de políticas semelhantes, a realidade educacional nos dois países expressa situações distintas: no México, tem-se uma “ruptura conservadora”, pelo seu caráter regressivo, e no Chile uma “continuidade conservadora”.
Palavras-chave:
Políticas Educacionais, Globalização, Reformas Educacionais na América
Latina.
ABSTRACT
This article intends to rescue the inflection recently occurred on the education politics of Latin America, taking as starting point two specific situations: Mexico and Chile. It considers that such politics have been implemented since a logic related to capitalist globalization in course, whose are expressions of the correlation of social forces in a concrete space; This article intends to identify in which way common guidelines, defined by international organisms, interact with effective cultural characteristics of each country. Such preoccupation is product of the perception of social function of the education area and its dynamics as contradictions expression. It is ended that, although goal of similar politics, education reality in these two countries expresses different situations: in Mexico, there is a "conservative rupture", by its regressive character, and in Chile there is a "conservative continuity".
Key
words: Education Politics, Globalization, Education reforms in Latin America.
A função das políticas compensatórias na reforma educacional da década de 1990, na Argentina
The function of compensatory politics on education reform of the decade of 1990 in Argentina
Gladys Beatriz Barreyro
Doutoranda no Programa de Pós-graduação em educação na USP
A Municipalização do Ensino no Chile
Municipal management of teaching in Chile
I-Juca-Pirama Camargo Gil
Doutorando pela Faculdade de Educação da USP
Professor na Universidade de Taubaté e na Fundação Santo André
Uma dimensão avaliativa do FUNDEF: A desigualdade regional
An evaluative dimension of Fundef: regional inequality
Romualdo Portella de Oliveira
Professor Doutor da Faculdade de Educação da USP
Políticas para a Educação Superior no Brasil, em fase de transição
Policies
for Superior Education in Brazil, transition stage
Regina Maria Michelotto
Professora do DEPLAE e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR
Reflexões sobre a administração municipal da educação: um início de conversa...
Reflections on municipal administration of education: start of conversation…
Rubens Barbosa de Camargo
Professor do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da Faculdade de Educação da USP
Orçamento participativo da educação: limites e possibilidades na experiência de União da Vitória/PR
Participative financing plan of education: limits and possibilities of the experience of União da Vitória/PR
Andréa Barbosa Gouveia
Mestre em Educação pela USP
Professora do DEPLAE do Setor de Educação da UFPR
Municipal education management, organization of the national system and collaboration regime: some questions
Taís Moura Tavares
Professora do DEPLAE, Setor de Educação da UFPR
O processo de municipalização no Estado do Paraná
The process of municipal management in the state of Paraná
Jussara Maria Tavares Puglielli Santos
Professora do DEPLAE e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR
La Educación para la dependencia, la exclusión y la pobreza en América Latina
Education for dependence, exclusion and poverty in Latin America
Germán Vargas Callejas
Doutor em Ciências da Educação
Professor da Universidade de Santiago de Compostela na Faculdade de Ciências da Educação
Concepções sobre os procedimentos de intervenção e avaliação de profissionais em estimulação precoce
Maria Augusta Bolsanello
Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP
Professora Adjunta do Setor de Educação da UFPR
O que está por trás da avaliação das redações do vestibular?
Erasmo Gruginski Professor Doutor do DELEM/UFPR |
Iara Benquerer Costa Professora Doutora do DLLCV/UFPR |
Luís Gonçales Bueno de Camargo Professor Doutor do DLLCV/UFPR |
Paulo Astor Soethe Professor Doutor do DELEM/UFPR |
Teresa Cristina Wachowicz Professora Doutora do DLCCV/UFPR |
25 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR
Liane Dos Anjos
Meste em Planejamento e Administração de Sistemas de Informação pela PUC/Campinas
Bibliotecária do Sistema de Bibliotecas da UFPR
Leilah Santiago Bufrem
Doutora em Comunicação pela USP
Professora Titular do Departamento de Ciência e Gestão da Informação da UFPR
Os Liceus na cidade: o exemplo parisiense (1802-1914)
Marc Le Cœur
Doutorando em História da Arte na Universidade de Paris I
Historiador da Arte
marc_le_couer@yahoo.com
Tradução: Marcus Levy Albino Bencostta
Doutor em História pela USP
Professor do PRPPG na Área Temática História e Historiografia da Educação/UFPR
Pesquisador (Bolsa Produtividade) do CNPq
O Brasil em Lições - a História como disciplina escolar em Joaquim Manuel de Macedo.
Maria Rosa Chaves Künzle
Mestre em Educação pela UFPR
Assessora Pedagógica da APP-Sindicato
Homem plural: os determinantes da ação.
Davi Marangon
Mestrando em Educação pela UFPR
Aprender na vida e aprender na escola
Evelnice Tatiana Zoia
Mestranda em Educação pela UFPR