EDITORIAL

 

Educar em Revista número dezessete vem a público em um momento particularmente importante para a história do periódico. Embora ainda nos faltem detalhes sobre a avaliação dos periódicos educacionais realizada pela Comissão CAPES/QUALIS, já é público o resultado geral que inclui a Educar entre os periódicos educacionais de abrangência nacional. Compreendemos essa avaliação não como um processo que visa a seletividade e a formação de centros de excelência, mas sim como parâmetro de análise da qualidade da informação acadêmica que circula em nosso país e, sobretudo, como estímulo para a melhoria da qualidade dos veículos responsáveis pela disseminação do conhecimento científico.

O crescimento quantitativo e qualitativo da pesquisa em educação depende da existência de inúmeros periódicos de qualidade, localizados em diferentes instituições, cidades e regiões brasileiras. A propalada democratização da informação científica passa necessariamente por medidas que estimulem a descentralização da sua produção e, por extensão, dos projetos editoriais, de maneira a garantir a pluralidade e a vitalidade do pensamento educacional brasileiro.

Do ponto de vista específico da evolução de nosso periódico, cabe ressaltar que, comparando com a avaliação anterior, passamos de periódico local, nível C, para periódico nacional, nível B. Dos sessenta periódicos avaliados cinco receberam o conceito de abrangência internacional, nove de abrangência nacional A, dez B, dezoito C e os dezoito restantes foram classificados como de abrangência local A, B e C.

Esse resultado é particularmente interessante, pois conjuga duas mensagens: a primeira reafirma a correção da linha editorial que rompeu com o caráter setorial e departamental da publicação, levando o periódico à condição de abrangência nacional; a segunda indica que precisamos continuar investindo seriamente no aprimoramento de nossa revista, pois ainda existem outros estágios a serem atingidos. E, nesse sentido, cabe lembrar que os obstáculos que enfrentamos não são somente técnicos, financeiros ou gerenciais. Trata-se de problemas muito mais complexos de serem superados, tais como o de produzir um periódico científico em uma área de pesquisa recente como a educação e, mais especificamente, de penetrar no restrito espaço brasileiro de produção cultural e científica que, historicamente, traz a marca conformadora da concentração das iniciativas em torno de alguns Estados e instituições brasileiras.

Nesse número dezessete temos duas inovações: a primeira refere-se à inauguração da seção de resumos de teses e de dissertações defendidas recentemente; a segunda é a formação do Conselho Editorial Nacional/Internacional. A primeira visa divulgar os trabalhos acadêmicos concluídos recentemente e a segunda aprofundar o processo de avaliação externa e de intercâmbio nacional e internacional. A formação do Conselho Editorial, composto por intelectuais de diferentes instituições, formações e experiências acadêmicas, encerra o ciclo de reformas estruturais que, a partir de 1999, a Educar se empenhou em realizar. A atualização, a periodização semestral, a avaliação externa por pares e a indexação não são mais obstáculos para nós. A questão está, no plano imediato, na manutenção desses requisitos editoriais indispensáveis e, no plano do médio e do longo prazo, garantir a excelência dos artigos publicados e a penetração do periódico nos diversos espaços de discussão e de produção de conhecimento educacional.      

O dossiê publicado neste número, intitulado Cultura e Escola: saberes, tempos e espaços como dimensões do currículo, organizado pelas professoras Gizele de Souza e Monica Ribeiro da Silva, do Setor de Educação da UFPR, é mais um passo nesse processo, já que cria condições privilegiadas de interlocução entre a nossa instituição e intelectuais destacados no cenário educacional brasileiro e internacional, a partir de uma temática extremamente atual e significativa para a área. Não dedicarei mais observações a respeito desse dossiê, uma vez que as organizadoras realizaram um balanço minucioso de sua produção nas páginas que antecedem os artigos.

A seção de artigos de demanda contínua conta com três contribuições importantes. O artigo de José Carlos Libâneo, Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas, que representa mais uma contribuição de um pesquisador decididamente dedicado ao debate sobre a especificidade da educação como área do conhecimento, bem como sobre a especificidade da formação de professores e de pedagogos. Na seqüência os artigos, O ensino de história no Paraná, na década de setenta: práticas de professores, de Cláudia Regina Kawka Martins, Urbanidade e disciplinarização do Imigrante Italiano nas relações sociais: o Método Facile, de Rosa Lydia Teixeira Corrêa, conjugam, guardadas as suas especificidades temáticas e teóricas, a pesquisa histórica e a reflexão metodológica sobre o ensino de história e de língua portuguesa para imigrantes italianos respectivamente.

Após a seção de resumos, segue a resenha de Gisele Quadros Ladeira Chornobai, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, sobre a instigante obra Dos pardieiros aos palácios: cultura escolar e urbana em Belo Horizonte na Primeira República, de Luciano Mendes Faria Filho.

O Editor - Outono, de 2001.  

 

RESUMOS / ABSTRACTS

 

DOSSIÊ - Cultura e escola: saberes, tempos e espaços como dimensões do currículo

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ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

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RESENHA

          PRODUÇÃO ACADÊMICA

 


 

Currículo e saberes docentes:

o que aprendemos pesquisando leitura e escrita em três escolas de formação de professores

 

Maria Luiza Oswald

Professora do Departamento de Educação da PUC/Rio e da Faculdade de Educação da UERJ

 

Sonia Kramer

Professora do Departamento de Educação da PUC/Rio

sokramer@edu.puc-rio.br

 

RESUMO

O artigo se baseia em pesquisa sobre leitura e escrita de professores. Fundamenta-se na perspectiva da teoria crítica da cultura. Analisa a escrita e a leitura  de futuros professores de três escolas de formação docente. Amplia a reflexão com questionamentos e recomendações a respeito de políticas públicas de formação de professores.

 

Palavras-chave: currículo, saberes docentes, políticas educacionais.

 

ABSTRACT

This paper is based upon teacher’s research on readings and writing. It relies upon the perspective of a cultural critical theory. It analyses the  writing produced by teachers coming from three teaching schools. I widens questions and it gives more tips on teacher’s public policies.

 

Key-words: curriculum, teaching knowledge, educational policies.

 

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Currículo, cultura e formação de professores

 

Antonio Flavio Barbosa Moreira

Doutor em Educação pela Faculdade de Londres

Professor Titular da Faculdade de Educação UFRJ

afmcju@infolink.com.br

 

RESUMO

O artigo apresenta reflexões sobre currículo e formação de professores, situando-as no contexto de um mundo multicultural dominado pela lógica neoliberal. Discute em que medida os atuais currículos dos cursos de formação de professores estão formando profissionais capazes de atuar como intelectuais questionadores do existente, multiculturalmente orientados e preocupados em pesquisar e aprimorar suas próprias práticas. Revê, então, a concepção do professor como intelectual transformador e como profissional reflexivo, defendendo que na formação docente se levem em consideração as diferentes dimensões da prática pedagógica.

 

Palavras-chave: currículo, formação de professores, multiculturalismo.

 

ABSTRACT

This paper offers a reflection on curricula and teacher’s formation, placing it in a multicultural world which is ruled by neoliberal logic. Present curricula are discussed and they way they might influence teacher’s formation as intellectuals capable of  questioning what is presently multiculturally presented and concerned about research and how to make their own practices even better developed. It reviews the  teacher’s concept  as an intellectual who can accept changes   and as a professional who is capable of reflections, supporting teaching formation and different dimensions of pedagogical practice.

 

Key-words: curriculum, teacher’s formation, multiculturalism.

 

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Imagens das escolas: sobre redes de conhecimentos e currículos escolares

 

Nilda Alves

Professora Titular da UERJ

nildaalves@uol.com.br

 

RESUMO

O artigo trata do espaçotempo escolar, entendendo-o como dimensão material do currículo. Busca, a partir de imagens criadas pelo artista/fotógrafo francês Robert Doisneau, mostrar que o espaçotempo escolar é composto de  relações múltiplas entre múltiplos sujeitos com saberes múltiplos, que aprendem/ensinam, o tempo todo, múltiplos conteúdos de múltiplas maneiras.

 

Palavras-chave: espaçotempo escolar, redes de conhecimentos, cotidiano escolar.

 

ABSTRACT

This  paper deals with school in time and space, and it presents it as a material dimension of a curriculum.  School in time and space is made up of multiple relations among multiple subjects who are multiply wise and who teach and learn about  multiple contents in many ways all the time starting from images created by the French artist and photographer Robert Doisneau.

 

Key-words: schools in time and space, knowledge network, daily routines in schools.

 

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Chrónos & Kairós: o tempo nos tempos da escola


Valéria Milena  Röhrich Ferreira

Mestre em Educação pela PUC/SP

Pedagoga da Rede Municipal da Educação de Curitiba e da Rede Estadual de Educação do Paraná

vmilena@ig.com.br


Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde

Doutora em Educação pela PUC/SP

Professora Adjunto IV do Setor de Educação da UFPR

arcoverde@onda.com.br

 

RESUMO

O artigo aborda a questão dos tempos escolares. Reflete a respeito da noção de tempo e do modo como esta é constituída histórica e culturalmente. Analisa diferentes formas pelas quais passou e tem passado o tempo escolar, suas diferentes configurações e significados.

 

Palavras-chave: tempos escolares, jornada escolar, ciclos de aprendizagem.

 

ABSTRACT

This paper deals with school times. It offers a reflection on timing notion and in both ways  it is understood - historically and culturally. It analyses different ways schools have been submitted to  and their consequent  meanings and configurations.

 

Key-words: school times, school load, learning cycles.  

 

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Currículo para os pequenos: o espaço em discussão!


Gizele de Souza

Doutora em Educação pela PUC/SP

Professora do Setor de Educação da UFPR

gizsouza@ufpr.br

 

RESUMO

O presente artigo se dispõe a apresentar algumas notas sobre trabalhos na área de educação, em especial de Educação Infantil, sobre a temática da organização do trabalho pedagógico, elegendo o espaço como eixo do debate. Foram selecionados textos de autores nacionais e estrangeiros, frutos de produções recentes publicadas em língua portuguesa. A análise é feita, prioritariamente, a partir de contribuições advindas do campo da Geografia - em destaque para as reflexões de Milton Santos - e da História da Educação, por meio das considerações do pesquisador espanhol Antonio Viñao Frago. O objetivo é contribuir para o debate sobre currículo/propostas educativas voltadas à educação de crianças pequenas, assim como contribuir  para as investigações sobre a temática do espaço escolar.  

 

Palavras-chave: educação infantil, espaço escolar, currículo para crianças de zero a seis anos.

 

ABSTRACT

This article examines some recent works in the education field, especially in childhood education, about subjects of pedagogy work organization, selecting the space as center of the debate. Local and international autors were selected, as a result of recent publications in the portuguese language. The analysis is done, particularly from contributions of the geography field, with Milton Santos and Historia’s reflexions standing out withs the spanish researcher Antonio Viñao Frago. The goal is to contribute for the curriculum/education propositions directed to younger kids, and also add to the investigation of the school space subject.

 

Key-words: early childhood education, school space, children’s curriculum of 0 to 6 of age.

 

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Função social da escola e organização do trabalho pedagógico


José Geraldo Silveira Bueno

Professor Titular e Coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, da PUC/SP

Professor do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie

jotage@pucsp.br

 

RESUMO

Este trabalho procura oferecer contribuição para a reflexão sobre a melhoria da escola pública de ensino fundamental a partir da perspectiva teórica que entende a escola como instituição social ímpar, pois, ao mesmo tempo em que possui formas de organização e de funcionamento muito semelhante a qualquer outra escola, apresenta peculiaridades que lhe são próprias, fruto da sua própria trajetória histórica. Tendo como interlocutor privilegiado o professor da escola pública de ensino fundamental, procura oferecer subsídios para a organização do trabalho pedagógico, de tal forma que esta própria organização, em si, se constitua em elemento fundamental para o desenvolvimento de processos de democratização do ensino no país. 

 

Palavras-chave: ensino fundamental, trabalho pedagógico, fracasso escolar.

 

ABSTRACT

This paper tries to contribute to a reflection on how to make primary public schools better from a theoretical perspective which understands schools as unique social institution and the one which can organize and develop proceedings which are similar in other schools, having its own peculiarities and which came from its historic route. It has a privileged interlocutor who is the primary public school teacher who offers subsidies to the organization of a pedagogical work  in such way that its own organization is a fundamental element for  developing  democratic teaching in our country.

 

Key-words: primary education, pedagogical work , scholastic failure.  

 

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Currículo, reformas e a questão da formação humana:

uma reflexão a partir da Teoria Crítica da Sociedade


Monica Ribeiro da Silva

Doutora em Educação pela PUC/SP

Professora do DEPLAE da UFPR

rsmonica@uol.com.br

 

RESUMO

Reflexão sobre o currículo como prática escolar que tem consubstanciado processos de falsa formação cultural ao incorporar a racionalidade produzida por práticas culturais guiadas por uma lógica instrumental e mercantilizada. A importância do assunto mostra-se na centralidade que tem ocupado o currículo, o que se evidencia  nas reformas educacionais da atualidade, brevemente discutidas.  A análise toma por referência a Teoria Crítica da Sociedade conforme os escritos de T. Adorno, M. Horkheimer e H. Marcuse. 

 

Palavras-chave: currículo, reformas educacionais, Teoria Crítica da Sociedade.

 

ABSTRACT

Reflexion of school practices curriculum that consolidate a false cultural development process, when incorporating the rationality that comes from cultural practices guided by instrumental and mercantile logic. The importance of the subject is shown in the centrality that it has been occupyng the curriculum, which is evident in the recent educacional reforms, briefly discussed. The analysis uses the Society’s Critical Theory for reference, as as written by T. Adorno, M. Horkheimer and H. Marcuse.

 

Key-words: curriculum, educational reforms, Society’s Critical Theory.

 

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Currículo em educação especial: tendências e debates


Laura Ceretta Moreira

Doutora pela USP

Professora do Setor de Educação da UFPR

laura.moreira@uol.com.br


Roseli C. Rocha de C. Baumel

Professora da Faculdade de Educação da USP

rbaumel@usp.br

 

RESUMO

O texto discute o currículo em educação especial e como ambos os temas vêm recebendo atualmente atenção tanto das reformas educacionais quanto das pesquisas e da comunidade escolar, mesmo que com distintas formas de preocupação. Aponta-se para as tendências curriculares no ensino especial que, historicamente, se caracterizaram por propostas segregatórias que legitimaram currículos inadequados e alienantes, que, muitas vezes, contribuíram para infantilizar o aluno considerado deficiente. Apresenta-se considerações sobre as vertentes atuais de currículo em educação especial no Brasil, sobretudo as referentes às adaptações curriculares.

 

Palavras-chave: currículo, educação especial, necessidades educacionais especiais.

 

ABSTRACT

The text discusses curriculum in special education and how much both themes are receiving attention now as much of educational reforms, research and school community, even if, with different concern forms. Its aiming curricula tendencies in special teaching that, historically, were characterized by segregate proposals, that legitimated inadequate and alienating curricula, this many times contributed to childish the student considered deficient. Is presented considerations about the curriculum’s current tendencies in Brazilian special education above all, the referring to curricula adaptations.

 

Key-words: curriculum, special education, special educational needs.

 

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Discutindo o currículo “por dentro”:contribuições da pesquisa etnográfica


Maria Auxiliadora M. dos Santos Schmidt

Professora do DTPEN e do PPGE do Setor de Educação da UFPR

 

Tânia Maria F. Braga Garcia

Doutora em Educação pela USP

Professora do DTPEN do Setor de Educação da UFPR

tanbraga@terra.com.br

 

RESUMO

Este artigo discute algumas contribuições que a pesquisa  etnográfica pode dar à compreensão dos processos de reformulação curricular que têm sido levados a efeito nos diferentes sistemas de ensino. O potencial desse tipo de pesquisa é aqui discutido e apresentado a partir da análise dos resultados obtidos em estudos realizados como parte das atividades do Projeto Recriando Histórias de Pinhais, desenvolvido no âmbito do acordo de Cooperação Técnica, firmado entre a Universidade Federal do Paraná e a Prefeitura Municipal de Pinhais, a partir de 1997. Orientado principalmente para os saberes a serem ensinados em História, nas séries iniciais do ensino fundamental, as investigações mostraram formas pelas quais as professoras elaboraram e articularam saberes e práticas no seu trabalho cotidiano, permitindo explicitar alguns princípios que podem contribuir para o debate sobre a formulação e avaliação de propostas curriculares.

 

Palavras-chave: currículo, pesquisa etnográfica, ensino de História.

 

ABSTRACT

This article discusses some contributions that ethnographic research can give to be understood the changes proceedings in curriculum which had been done in different educational systems. The possibilities of this kind of educational research is discussed by the analysis of  the results obtained from the studies done as part of the activities of the project named “Recriando Histórias de Pinhais”, which was developed according to the Technical Cooperation agreement made between the Universidade Federal do Paraná and Prefeitura Municipal de Pinhais, in 1997. This research was directed for the historical knowledge which will be taught in initial grades of Escola Fundamental. The work shows some forms that the women teachers construct and articulate the knowledge and the practices in their daily work. This way the research explains some principles that can contribute for the debate about the production and the evaluation process of curriculum propositions.

 

Key-words: curriculum, ethnographic research, historical knowledge.

 

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Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas


José Carlos Libâneo

Professor da Universidade Católica de Goiás

 

RESUMO

Um dos fenômenos mais significativos dos processos sociais contemporâneos é a ampliação do conceito de educação e a diversificação das atividades educativas, levando, por conseqüência, a uma diversificação da ação pedagógica na sociedade. Em várias esferas da prática social, mediante as modalidades de educação informais, não-formais e formais, amplia-se a produção e disseminação de saberes e modos de ação (conhecimentos, conceitos, habilidades, hábitos, procedimentos, crenças, atitudes), levando a práticas pedagógicas. Estamos diante de uma sociedade genuinamente pedagógica, conforme expressão de Beillerot. Nesses termos, minhas considerações neste artigo procuraram mostrar que a Pedagogia tem um papel fundamental na discussão dos rumos da educação brasileira, particularmente nesse momento de implantação da nova LDB.

 

Palavras-chave: Pedagogia, prática social, formação de professores, LDB.

 

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Urbanidade e disciplinarização e o imigrante italiano nas relações sociais: O Método Facile

 

Rosa Lydia Teixeira Corrêa

Doutora em História pela PUC/Campinas

rosa_lydia@uol.com.br

Resumo

Este trabalho resulta de análise de textos que compõem o Método Facile, compreendendo-o como uma proposta educativa para imigrantes italianos no Brasil no início da república. Tal proposta se desenvolve por meio da possibilidade que tem o imigrante de aprender a língua portuguesa sem precisar de auxílio de professor, para o que esse método proporciona as devidas orientações. Ao mesmo tempo em que é permitido a esse imigrante a oportunidade de aprender a falar a língua portuguesa, são incutidas noções de civilidade, de cortesia, de abnegação com o trabalho, de devoção e de respeito a Deus. O Método Facile resulta de iniciativa da Sociedade Promotora da Imigração, tendo sido publicado em 1892.

 

Palavras chave: imigração, educação, língua portuguesa.

 

Abstract

This work results from the analysis of texts that compound the “Método Facile” which is understood as an educational proposition for Italian immigrants in Brazil in the beginning of the Republic. Such a proposition is developed by means of the possibility that the immigrant have to learn the Portuguese language without professor assistance for which this method provides right orientations. At the same time in that is allowed to this immigrant the opportunity of learn to talk the Portuguese language, it’s inculcated to him notions of civility, of courtesy of abnegation to work, of devotion and respect to God. The “Método Facile” results from the initiative of the “Sociedade Promotora da Imigração” having been published in 1892.

 

Key-words: immigration, education, Portuguese language.

 

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O ensino de História no Paraná, na década de setenta: práticas de professores


Cláudia Regina Kawka Martins

Mestre em Educação

Professora de História do Colégio Militar de Curitiba

 

Resumo

Neste artigo, é ressaltada a importância do resgate da memória de professores nas pesquisas sobre educação e apresenta-se o resultado da pesquisa realizada sobre o ensino de História nos anos setenta, no momento em que a referida disciplina estava diluída na área de Estudos Sociais. O objetivo da pesquisa realizada foi o de analisar como a reforma de ensino de 1971, conhecida como a Lei n.o 5692,  atingiu o ensino de História paranaense, mais precisamente na cidade de Curitiba e Região Metropolitana, levando em conta, além das fontes escritas - tais como documentos oficiais e currículo -, os testemunhos orais de alguns professores de Estudos Sociais da época. Embora a metodologia utilizada tenha partido tanto de fontes escritas como orais, será dado destaque, neste artigo, à questão da reconstrução da memória das professoras que foram entrevistadas.

 

Palavras chave: ensino de História, práticas de professores, memória

 

Abstract

This article underscores the importance of recovering the teacher’s memory in the studies concerning education and presents the results of a research performed regarding the teaching of History in the seventies, at a moment when this discipline was diluted in the area of Social Studies. The purpose of the study was to analyse how the teaching reform of 1971, known as Law n.º 5692, affected the teaching of History in the State of Paraná, more specifically in the city of Curitiba and its metropolitan area, taking into account, besides the written sources – such as official documents and curriculum –, the oral testimony of some teachers of Social Studies in that period. Although the applied methodology had developed from both written and oral sources, in this article prominency is given to the question of reconstructing the memory of the interviewed teachers.

 

Key words: teaching of History, teacher’s practice, memory.  

 

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