EDITORIAL

A Educar em Revista, neste número 15, visa consolidar as reformas estruturais da linha editorial do periódico, definidas a partir de agosto de 1999. Entre as principais metas dessa nova política editorial podemos destacar duas: a avaliação externa da excelência científica dos artigos publicados e a transformação do periódico em um espaço de debates capaz de transcender os marcos científicos e institucionais do Setor de Educação da UFPR. A idéia que nos move é tornar a revista um instrumento de interlocução dos pesquisadores da UFPR com a comunidade científica nacional e internacional da área.

Neste número inauguramos a nova estrutura interna do periódico, que prevê três seções: o dossiê, que reúne artigos em torno de uma temática específica da área educacional; a seção de demanda contínua, que publica artigos que abordam diferentes questões da área; e a seção de resenhas, que busca manter atualizado o Estado da Arte do campo da pesquisa educacional. Quanto à forma de apresentação do periódico gostaríamos de comunicar que, desde outubro de 1999, é possível acessar a Educar em Revista em formato on-line, no endereço www.educacao.ufpr.br/revista. Não se trata da substituição do modelo impresso, mas sim da colaboração dos dois formatos na propagação das idéias discutidas na revista.

O dossiê escolhido para compor o presente fascículo é resultado da iniciativa do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Crianças e Adolescentes (NEICA-UFPR). O dossiê intitulado Crianças e adolescentes excluídos: ações e reflexões dispensa justificativas, pois é evidente a relevância dessa discussão em nosso país. Não obstante, dois aspectos devem ser postos em evidência: o seu lançamento no momento em que se comemora e, sobretudo, em que se avalia os dez anos de vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente e, em segundo lugar, o enfoque interdisciplinar que caracteriza a discussão e a composição dos treze artigos do dossiê. Advogados, médicos, psicólogos, professores, pesquisadores, representantes de organizações não governamentais (ONGs), contribuíram com as suas experiências e com os seus pontos de vista sobre a questão, de maneira a promover a análise detalhada de alguns fatores que levam à exclusão de crianças e adolescentes dos mais elementares espaços de sociabilidade e civilidade em nosso país. Para além de reflexões sistemáticas os autores apontam alternativas para minorar ou, quiçá, contribuir com a reversão desse complexo e insustentável quadro societário. Os problemas, as linguagens e os enfoques privilegiados refletem a multiplicidade de olhares sobre a temática, permitindo ao leitor compor um rico quadro de possibilidade analíticas e de proposições sobre a questão. Sendo assim, é com imenso prazer que publicamos esse conjunto de artigos sobre tão complexa e premente temática.

A seção de demanda contínua foi composta por três artigos. Dois referentes às áreas de Educação Especial e Educação Ambiental, que procuram expor parte dos resultados alcançados em pesquisas que culminaram em teses de doutoramento. O terceiro artigo reflete sobre o ensino de língua materna e expressa o resultado de vários anos de colaboração intelectual e de pesquisa de dois grandes pesquisadores da área. Na seção de resenhas, dois importantes e atuais títulos da História da Educação Brasileira são analisados por jovens e promissores pesquisadores da área.

 

O Editor — Agosto de 2000.

 

RESUMOS / ABSTRACTS

DOSSIÊ TEMÁTICO - Crianças e adolescentes excluídos: ações e reflexões

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ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

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RESENHAS

 


Universidade - Núcleos temáticos: em busca da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão

Paulo Vinicius Baptista da Silva

Mestre em Educação

Professor do DTFE da UFPR

pvsilva@ufpr.br

 

Acácia Zeneida Kuenzer

Doutora em Educação

Professora Titular do Departamento de Planejamento de Ensino e do PPGE/UFPR

acaciazk@uol.com.br

 

RESUMO

A partir dos pressupostos de CHAUÍ sobre a organização social brasileira e a inserção social da Universidade em seu tecido social oligárquico, autoritário e violento, o texto discute o princípio da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão como forma de ação crítica e modificadora. Apresenta a proposição do Setor de Educação da UFPR de organização em Núcleos Temáticos como forma de responder organicamente às demandas sociais. Dentro dos princípios arrolados para tais, descreve pontos da ação e trajetória do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Criança e o Adolescente/ NEICA, seus pressupostos e objetivos.

 

Palavras-chave: indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, Universidade, infância e adolescência.

 

ABSTRACT

From Chaui´s pressuppositions about Brazilian social organizatioon and its social insertion in the University in its function as social oligarchy, authoritarian and violent, the principle of inseparable teaching-research-continuing education as a critical and modifying action is discussed. The School of Education of the Federal University of Parana proposition about a way of organizing thematic issues as an organically reply to social demand is presented. According to principles set for such purpose, action and strategies of the Nucleus of Interdisciplinary Studies about Children and Teenagers /NEICA, its pressupositions and goals are described.

 

Key-words: inseparable teaching-research-continuing education, University, children and teenagers.

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Da adolescência em perigo à adolescência perigosa

Maria Rita de Assis César

Doutora pela Unicamp

Professora do DTPEN/UFPR

 

RESUMO

Este artigo trata da relação intrínseca entre a definição de adolescência e a idéia de delinqüência juvenil pré-existente, tomada de empréstimo da filantropia e dos tratados jurídicos do século XIX, a partir da qual delineou-se a figura do adolescente “ideal”. Resulta da análise de livros e textos da (psico)pedagogia – produzidos entre a primeira década do século XX até os anos setenta –, os quais, por meio de um discurso próprio, traçaram definições e problemáticas, caracterizando cientificamente o surgimento de uma nova subjetividade, a adolescência. Essa pesquisa demonstra ainda alguns deslocamentos posteriores da definição de adolescência – como o rebelde sem causa e o jovem revolucionário – e que, ainda com a criação desses novos personagens, a imagem do adolescente transgressor permaneceu vigente no imaginário social, definindo e determinando os destinos deste sujeito.

 

Palavras-chave: adolescência, delinqüência, (psico)pedagogia.

 

ABSTRACT

This paper deals with the intrinsic relationship between adoslence definition and juveline delinquence, based upon philanthropy, and Judicial Treaties from the XIX century, from where the “ideal” adolescent  was borrowed . It results from an analysis of (Psycho) Pedagogy books and texts from the first decades of the XX century until the seventies – which by using their jargons, designed definitions  which led to problematic situations, and so scientifically identified a new ADOLESCENCE. This paper explains why there are late phases of adolescence – as the rebel without a cause and the revolutionary young man –   and consequently new characters are created, and the image of the criminal juveline  remained in the social imaginary,thus defining and procastinating his/her fate.

 

Key-words: adolescence, delinquence, (psycho)pedagogy.

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Estatuto da criança e do adolescente: avaliação histórica

A. F. Amaral e Silva

Desembargador

Florianópolis, SC

 

RESUMO

O Estatuto da Criança e do Adolescente completa dez anos de existência e ainda sofre uma série de críticas por parcela da sociedade que ainda resiste à mudança de paradigma em relação à criança e ao adolescente. Para muitos é mais cômodo continuar vendo as crianças e adolescentes como “menores”, ou seja, incapazes de serem sujeitos de sua história. No entanto, tendo por base a Doutrina das Nações Unidas para a Proteção Integral e a Constituição Federal Brasileira, o Estatuto aparece como uma resposta humanitária à injustiça vivida por milhares de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, pela precária situação da saúde, da educação, do desrespeito à liberdade, à dignidade e à convivência familiar e comunitária, possibilitando-lhes ascender ao status de cidadãos.

 

Palavras-chave: Estatuto da Criança e do Adolescente, sujeito de direito, cidadania.

 

ABSTRACT

The Statute of Children and Teenagers´has become 10 years old., and it has been criticized by a society which can´t be submitted to paradigmatic  changes concerning children and teenagers. It is very easy to see children and teenagers as “ minors” , i.e., not able to be responsible for their history. However,  the Statute comes as a humanitarian response to lack of justice suffered by vulnerable children and teenagers, based upon the Doctrine of the United Nations . These children and teenagers are vulnerable due to their poor health and education, lack of respect concerning freedom, dignity and familiar and communitary living conditions.Their Statute is a way of bringing them back to citizen ‘ status ‘.

Key-words: Statute of Children and Teenagers´, rights, citizenship.

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Vulnerabilidade ao abuso de drogas e a outras situações de risco

Araci Asinelli da Luz

Doutora em Educação

Professora adjunta do Departamento de Teoria e Prática de Ensino e membro do NEICA, UFPR

asinelli@ufpr.br

 

Francine Lia Wosniak

Pós-Graduada no Curso de Especialização "A Práxis de Rua"

Assessora da Secretaria Municipal da Criança

francine@smr.curitiba.pr.gov.br

 

Cláudia Aparecida Savi

Pós-Graduada no Curso de Especialização "A Práxis de Rua"

Assessora da Secretaria Municipal da Criança

claudi@smr.curitiba.pr.gov.br

 

RESUMO

As situações de risco que envolvem crianças e adolescentes, especialmente as oriundas de famílias de baixa renda, exigem um repensar das estratégias de enfrentamento dos problemas. A Secretaria Municipal da Criança de Curitiba, através da Gerência de Programas Sócio-Preventivos, em parceria com o Setor de Educação da UFPR, se lança a este trabalho. Realizou-se, então, uma pesquisa junto a 2096 crianças e adolescentes, com idade entre 10 e 17 anos, de ambos os sexos,  atendidas nos turnos da manhã e tarde, pelas vinte e nove Unidades PIÁS, pela Casa do Pequeno Jornaleiro e pelas ONGs conveniadas. Assim, são objetivos deste artigo difundir a fase de investigação e socializar algumas das reflexões possíveis desenvolvidas a partir da noção de vulnerabilidade e sua adequação na relação com a situação da infância e da adolescência.

 

Palavras-chave: infância, adolescência, vulnerabilidade.

 

ABSTRACT

Risky situations involving children and teenagers, specially the poor ones, required a second thought on strategies to face these problems. The Municipal Children´s Bureau in Curitiba , by means of the   Socio-Preventive Managing Programs and  the help from the School of Education of the Federal University of Parana , is launching a new task. 2,096 male and female children, from 10 to 17 years old, were researched, during mornings and afternoons by 29 PIÁS Units, the Little Newspaper Children Units and ONG exchange programs. This  paper aims at publicizing the investigation period and some possible reflexions about it, from a notion of vulnerability  and its appropriateness to children and teenagers at present.

 

Key-words: children, teenagers, vulnerability.

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Adolescência prolongada: o tempo que não se quer deixar passar

Martial de Magalhães Câmara

Médico Psiquiatra

Membro do Centro de Estudos sobre Drogas da CEDUSU/RJ

martial@alternex.com.br

 

Amadeu Roselli Cruz

Psicólogo e Jornalista

Docente do Departamento de Farmacologia, Instituto de Ciências Biológicas da UFMG

Secretário Geral do Centro de Estudos sobre Drogas da CEDUSU/RJ

amadeu@gold.com.br

 

RESUMO

Os autores fazem uma revisão da literatura sobre adolescência, dentro de uma visão psicanalítica, motivados pela análise de um texto de ROUANET (1992) e pela maior freqüência do quadro clínico de adolescência prolongada em consultório. Conceituam o termo adolescência expandida, e adolescência prolongada, relatando alguns casos clínicos referentes ao abuso de drogas com etiologia atribuída à imaturidade da adolescência prolongada. Mostram ser comum hoje encontrar um número significativo de jovens adultos que prolongam sua adolescência, influenciados pela sociedade, com a tolerância ou até incentivo da família. Há necessidade de maior reflexão sobre o assunto para criação de condições de mudanças sociais e psicológicas, que só serão possíveis  com a aceitação do fato de que todos temos de envelhecer e morrer. Em outras palavras, abandonar posições infantis.

 

Palavras-chave: adolescência prolongada, adolescência expandida, abuso de drogas.

 

ABSTRACT

Authors have been revising literature on adolescence  from a psychoanalytical view, influenced by the analysis of Rouanet´s work (1992)  and also because extended adolescence is becoming more and more often. The concept of extended or prolongued adolescence, related to some clinical cases such as drug abuse with ethiology attributed to  immature extended adolescence has been presented. Nowadays it is very common to find many young adults who postpone  the end of their adolescence , influenced by society or even incentivated by the family. Better reflexion concerning  changes of social and psychological conditions  is a must, and these changes are likely to happen when we accept the fact that we are growing old and dying. In other words, childish attitudes should no longer exist.

 

Key-words: extended adolescence, prolongued adolescence, drug abuse.

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Resiliência e vulnerabilidade em crianças que trabalham e vivem na rua

Sílvia Helena Koller

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento

Professora do Instituto de Psicologia da UFRGS

kollersh@vortex.ufrgs

 

RESUMO

O estudo dos conceitos de resiliência e vulnerabilidade vem sendo enfatizado na literatura em Psicologia, visando explicar a influência destes aspectos no desenvolvimento da pessoa. Fatores de risco e de proteção precisam ser identificados para proceder a esta avaliação. É fundamental que estes estudos sejam desenvolvidos com crianças, adolescentes e famílias em situação de rua, buscando obter dados que identifiquem os aspectos saudáveis preservados nestes grupos. É importante, ainda, subsidiar programas de fortalecimento para um desenvolvimento psicológico adaptado e de qualidade.

 

Palavras-chave: resiliência, vulnerabilidade, população em situação de rua.

 

ABSTRACT

The study of  resiliency and vulnerability concepts has been emphasized in Psychology, aiming at an answer  to these two issues, which  may influence someone´s development. Factors of risk and protection  should be identified. Such studies must be developed when one is dealing with children, teenagers and families living on the streets; healthy aspects which can lead to data should be searched. A stronger and qualified  psychological development should be subsidized.

 

Key-words: resiliency, vulnerability, population living on the streets.

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É possível a volta para a escola

Lígia Costa Leite

Doutora em Comunicação

Docente do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psiquiatria da UFRJ

 

RESUMO

Este artigo reflete sobre a possibilidade de oferecer educação escolar a meninos de rua. O conceito de “invencíveis culturais” é capital para o entendimento da idéia de que estes grupos apresentam diversas formas de resistência frente ao sistema instituído, não aceitando passivamente o modelo a eles dirigido. Desta forma, mais que expulsos da escola, eles a expulsaram de suas vidas, pelo distanciamento entre a realidade vivida e a tratada nos bancos escolares. A análise da história e das formas de opressão, dos conceitos e representações socialmente construídos, do atendimento à criança pobre instituída, nos apresenta algumas respostas. Partindo da experiência desenvolvida entre 1983 e 1989, na Escola Tia Ciata, na cidade do Rio de Janeiro, propomos novas concepções metodológicas onde a cultura destes jovens seja valorizada e priorizada no processo escolar.

 

Palavras-chave: meninos de rua, invencíveis culturais, exclusão e educação.

 

ABSTRACT

This article describes the possibilities of offerring education to street boys and girls. The concept “culturaly unbeatable” is essential  for one to understand that these groups present several ways of resisting an established system, not  passively accepting a model which already exists. This way, instead of being expelled from school, these street boys and girls expelled school from their lives, for being distant from  reality and the way reality is treated  in schools. The analysis of history and its oppressive ways, concepts and socially built representations, attending to poor children   leads us to some answers.  From experiments, held  from 1983 to 1989 , at  Aunt Ciata School  in Rio de Janeiro, new methodologic concepts to teach these young felllows, in scholastic process, are proposed.

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O trabalho infanto-juvenil na sociedade capitalista

Francisco Carlos Lopes da Silva

Filósofo, Mestre em Educação pela UFPR

carlospsq@ufpr.br

 

RESUMO

Este artigo discute a questão do trabalho infanto-juvenil e as suas diversas manifestações articulado às relações capitalistas de produção; analisa os dados do IBGE-90, PNAD-90/97, OIT, UNICEF-97; analisa as causas de sua utilização e intensificação durante a revolução industrial e a continuidade do fenômeno na sociedade contemporânea; considera-o como importante no rebaixamento do custo de mão-de-obra e nas vantagens que traz no mercado globalizado; analisa a sua inserção na cadeia produtiva e as formas de exploração, precarização e flexibilização dos direitos; avalia as repercussões que o trabalho infanto-juvenil apresenta para a saúde e desenvolvimento e conclui que a superação da exploração do trabalho infanto-juvenil passa por um novo modelo político-econômico, com base na justiça social.

 

Palavras-chave: capitalismo, trabalho infanto-juvenil, saúde da criança e adolescente trabalhadora.

 

ABSTRACT

The issue of infant-juveline work is discussed and so are the  several ways  linked to capitalistic production relations. IBGE-90/97, OIT, UNICEF-97 data are analysed. The causes for the use of this kind of work and its  intensification and continuity during the industrial revolution are analysed.    Low costly labor-work and its advantages in a globalized market are found important. This kind of work in a productive chain and its explorations and    poor flexibilization of rights is analysed. It is concluded that the over-use of infant-juveline work has been through a new political-economic model based upon social justice.

 

Key-words: infant-juveline work, working children and teenagers ´s health.

 

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Adolescência e violência:

mais uma forma de exclusão

 

Feizi M. Milani

Médico de adolescentes. Doutor pela UFBA

Diretor do Instituto Nacional de Educação para a Paz e os Direitos Humanos

feizi@bol.com.br

 

RESUMO

O presente ensaio se propõe a discutir algumas das interfaces entre a questão da violência e a fase da adolescência na sociedade brasileira contemporânea. O texto traz em destaque a complexidade das causas e manifestações da violência, com ênfase nos contextos da família e da escola. A partir de uma revisão de dados epidemiológicos, o autor pontua diferentes manifestações do fenômeno da exclusão e sinaliza possíveis estratégias de prevenção à violência cometida por, contra e entre adolescentes.

 

Palavras-chave: adolescência, violência, prevenção.

 

ABSTRACT

This paper aims at discussing some interfaces of the issue of  violence  and teenagers´ place in Brazilian contemporary society.   The complexity of causes and its violence is emphasized, particularly in family and school contexts. From a revision of epidemiological data, different analyses of the exclusion phenomenum are presented and possible strategies to prevent violence against and among adolescents are suggested.

 

Key-words: adolescence, violence, prevention.

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Violência no lar contra a criança

Gilberto Pascolat

Médico Pediatra do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba

 

RESUMO

A violência doméstica contra a criança refere-se a uma gama de situações que envolvem a criança, desde a negligência até os maus tratos de ordem física e de abuso sexual. A etiologia da violência familiar é multifatorial e sua compreensão exige a observação das circunstâncias e do ambiente em que a criança vive. Esse tipo de violência é universal, envolve meninos e meninas e refere-se a uma histórica violência contra a mulher nas relações conjugais. Este artigo, além de apresentar conceitos básicos relativos ao tema, procura orientar procedimentos para a detecção do problema – tanto pela anamnese como pelo exame físico, tecendo considerações também a respeito do diagnóstico e da denúncia – e chama a atenção para um tipo de violência muitas vezes esquecida, a violência emocional.

 

Palavras-chave: violência familiar, negligência, abuso sexual.

 

ABSTRACT

Domestic children abuse is due to some situations which involve negligence and sexual and physical abuse. The ethiology of familiar violence has many factors and in order to understand it, one must observe  children´s environment. This kind of violence is universal, involving boys and girls, and this refers to historical violence against women and spouses´relationship.This paper  not only presents basic concepts but also tries to present ways of preventing the problem – by means of anamnesis and physical examination;  it also considers some diagnosis and accusations – and attention to  emotional violence, which is many times underestimated, is given.

 

Key-words: familiar violence, negligence, sexual abuse.

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Políticas sociais em transformação: crianças e adolescentes na era dos direitos

Irene Rizzini

Doutora em Sociologia (IUPERJ)

Professora da Universidade Santa Úrsula (USU), Vice Presidente da Childwatch International Research Network-Oslo/Noruega

rizzini@hexanet.com.br

 

Gary Barker

Doutor pelo Erikson Institute (Chicago)

Pesquisador do Chapin Hall Center for Children at the University of Chicago

linhaslesbarker@aol.com

 

Neide Cassaniga

Graduada em Educação pela London University

Pesquisadora da Coordenação de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CESPI/USU)

ncassaniga@alan-neide.demon.co.uk

 

RESUMO

Observa-se que, no Brasil, apesar das inovações referentes aos direitos da criança e do adolescente, persistem idéias e práticas antigas que, não garantindo estes direitos, continuam voltadas para situações de emergência, como os programas de atenção aos chamados “meninos de rua”. É recente e ainda pouco expressiva a busca de ações preventivas, desenvolvidas em suas famílias e comunidades e voltadas para a proteção, defesa e garantia de seus direitos. Neste texto, é analisada a importância destas ações como um dos meios possíveis de melhorar as oportunidades de vida para a população jovem de baixa renda no contexto urbano, mudando de enfoque, situando a criança na chamada “era dos direitos” e discutindo um sistema que vise o desenvolvimento integral de todas as crianças no Brasil.

 

Palavras-chave: Estatuto da Criança e do Adolescente, prevenção, era dos direitos.

 

ABSTRACT

In spite of innovations concerning children and teenagers´ rights, old practices are still present in Brazil, as these rights are not guaranteed .Only in emergency cases , attention to the so called street boys and girls is given. Actually search for preventive actions is  very little; as they are developed in families and communities concerned with these issues. In this paper, the importance of these actions   as a way of making  living chances for young and poor fellows better in the urban context is analysed ; likewise  changing approaches  which  place  children at a time of human rights are also analysed . A system which will thoroughly  develop all Brazilian children is discussed.

 

Key-words: Statute of Children and Teenagers´, prevention, right time.

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Sim à garantia para a infância e juventude do exercício dos direitos elementares da pessoa humana. Não à diminuição da imputabilidade penal

Olympio de Sá Sotto Maior Neto

Procurador de Justiça do Estado do Paraná

olympio@pr.gov.br

 

RESUMO

O artigo argumenta contra a diminuição da imputabilidade penal aos menores de dezoito anos. Refere-se ao dever funcional do Ministério Público de promover a materialização dos direitos individuais, coletivos e difusos relativos à infância e juventude. Destaca que (a) os menores de dezoito anos praticantes de comportamento previsto na legislação como crime ou contravenção têm o direito fundamental de estar sujeito às normas do Estatuto da Criança e do Adolescente; (b) deve-se respeitar as crianças e adolescentes como pessoas em peculiar fase de desenvolvimento; (c) a prevenção integral é a meta: medidas socioeducativas, principalmente a de liberdade assistida para o adolescente autor de algum delito, apresentam as melhores condições de êxito quando direcionadas a interferir positivamente na realidade familiar e social do adolescente, resgatando as suas potencialidades.

 

Palavras-chave: imputabilidade penal, Estatuto da Criança e do Adolescente, medida socioeducativa.

 

ABSTRACT

This paper contradicts less penal imputation to 18-year-old minors. It refers to the duty of the Public Ministery to ensure individual rights , and collective and diffusive rights concerning children and adolescents as well. It emphasizes the following issues: a)18-year-old minors  have criminal behavior  which could be ruled according to  our legislation but instead they are judged  under the Statute of   Children and Teenagers‘; (b) children and teenagers should be respected as people at  a peculiar developing period of time; (c) integral prevention should be the case: social-educative measures, special assistance given to criminal adolescent who was set free, so as conditions for this teenager to be  positively re-integrated within his/her familiar and social reality, having his/her potentials  back.

 

Key-words: penal imputability, Statute of Children and Teeagers´ , social-educative measures.

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A relação educador-educando no projeto axé

Edvalda Cecília Abud Vilanova

Coordenadora Pedagógica do Projeto AXÉ, Salvador/BA

 

RESUMO

O artigo fala da relação educador-educando no Projeto AXÉ. Nos passos da paquera, namoro e aconchego pedagógico, vai descrevendo a delicada tarefa de educar e como os valores e visões de mundo discrepantes são geradores de conflitos a serem negociados, revelando o educador comprometido com a clareza da ação político-pedagógica que exerce. Traz descrições de procedimentos e da estrutura de funcionamento do Projeto AXÉ, privilegiando a função e a inserção do educador no modelo.

 

Palavras-chave: relação educador-educando, adolescentes excluídos, projeto AXÉ.

 

ABSTRACT

This paper deals with teacher-student relationship in the AXÉ project. As if imitating dating steps, the fragile teaching task together with its different values besides other  world views start conflicts which can  be dealt with  once we can find a compromised educator (teacher)  who can set his/her political/ pedagogical actions very clearly. This paper also describes procedures and the working structure of AXÉ project, which  emphasizes the teacher´s role as a model.

 

Key-words: teacher-student relationship, excluded teenagers, AXÉ project.

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A dimensão ambiental da educação escolar de 1.ª -4.ª séries do ensino fundamental na rede escolar pública da cidade de Paranaguá

Sônia Maria Marchiorato Carneiro

Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento - Área de Educação Ambiental

Professora Adjunto do DTPEN da UFPR

 

RESUMO

O artigo sintetiza uma tese de Doutorado (1996-1999) que versa sobre a prática de Educação Ambiental. Partindo da técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 1977), associada à Teoria das Representações Sociais (, 1996) e considerando dados e resultados de Pesquisa Interdisciplinar conduzida por um grupo de doutorandos sobre as condições socioeconômicas, culturais e ambientais da cidade de Paranaguá (1996), considerou-se a prática de Educação Ambiental nas primeiras séries do ensino fundamental nesta cidade. A Educação Ambiental, a partir da qual é elaborado um enfoque curricular-metodológico no nível abrangido pela pesquisa, é tida como dimensão processual da própria educação escolar. Nessa perspectiva, os resultados do trabalho de campo possibilitaram considerações finais indicativas nos âmbitos socioinstitucional e pedagógico-didático; por fim, foram postas algumas sugestões a uma continuidade de pesquisas.

 

Palavras-chave: meio ambiente, dimensão ambiental, Educação Ambiental.

 

ABSTRACT

This is the summary of a Ph.d dissertation(1996-1999) which deals with Environmental Teaching. It starts with a content analysis (BARDIN, 1977) associated with the Theory of Social Representation (,1966), taking into account data and results from some Interdisciplinary Research done by a group of students taking their doctorate graduate program about social-economical, cultural and environmental conditions of the municipality of Paranaguá (1996), and so Environmental Education in the first grades was taken into consideration. Environmental Education , from a curricular-methodological approach  in the referred grades, is considered as a processual dimension of education itself. From this point-of-view, the data ressearch led to final conclusions with  considerations possible at social-institutional and pedagogical-didatic levels. Finally some suggestions such as the research to be continued are offerred.

 

Key-words: environment, environmental dimension, Environmental Education.

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Por uma teoria lingüística que fundamente o ensino de língua materna

(ou de como apenas um pouquinho de gramática nem sempre é bom)

 

Carlos Alberto Faraco

Professor do Departamento de Lingüística da UFPR e CEFET/PR

cfaraco@netpar.com.br

 

Gilberto de Castro

Professor do DTPEN da UFPR

castrog@uol.com.br

 

RESUMO

As críticas que a lingüística fez até hoje ao ensino tradicional de língua materna levantaram questões importantes sobre os temas da gramática, da leitura e da redação. No entanto, parece-nos que o esforço de resolução dessas questões sempre teve um caráter mais prático do que teórico. Nesse sentido, o que se aborda aqui é uma tentativa de refletir sobre os problemas do ensino de português, partindo de uma reflexão teórica mais abrangente sobre linguagem, reflexão esta inspirada no teórico russo Mikhail Bakhtin.

 

Palavras chaves: Bakhtin, lingüística, língua materna, ensino.

 

ABSTRACT

Linguistic  criticism on traditional  native language  teaching  has raised important questions about the teaching of grammar, reading and writing. Nonetheless, answers to these questions have been more practical than theoretical. This paper  aims at thinking over problems in Portuguese teaching, from a broader theoretical viewpoint on language, which is based upon theories, proposed by the Russian  Mikhail Bakhtin.

 

Key-words: Bakhtin, linguistics, native language, teaching.

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A crise da educação especial:

uma reflexão política e antropológica

 

Paulo Ricardo Ross

Doutor em Educação pela UFPR

Professor do DEPLAE/UFPR

ross@ufpr.br

 

RESUMO

Em face das crescentes exigências pela implementação da Educação Inclusiva, proclamada como “Educação para Todos”, independentemente da natureza ou severidade das necessidades educacionais especiais que possam apresentar determinados alunos, este trabalho analisa a concepção de homem, sociedade e educação, apresentada por professores da rede pública e privada – Ensino Fundamental e Médio – em relação a essas necessidades ditas especiais.

Pode-se afirmar que as crises do Estado e da Educação Especial coincidem com a supremacia e o império do mercado cujas leis desconsideram a História, a Política, o Humano e as desigualdades sociais tomando-as, simplesmente, como naturais. A apologia do mercado, a ênfase à competição e a redução do cidadão às categorias de consumidor ou de oneroso para o Estado são escamoteadas em nome da proclamação da solidariedade civil e da organização econômica socialmente responsável.

 

Palavras-chave: Educação Especial, Educação Inclusiva, Necessidades Especiais.

 

ABSTRACT

Due to increasing demand for the Inclusive Education implementation, named as “Education for everyone”, no matter what kind of special educational needs some students might have, this paper  analyses men´s concepts, society and education, presented by teachers from public and private schools – Primary School and High School –   based upon the so called “ special needs”. State and Special Education crises coincide with the supremacy of market whose laws are not concerned with History, Politics, the Human Being and Social Prejudice, and consequently taking them for granted. Market apology, competition emphasis and the citizen considered just as a consumer and costly to the State are disguised in the name of a civil solidarity and  responsible for a socially economic organization.

 

Key-words: Special Education, Inclusive Education, Special Needs.

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