RESUMOS / ABSTRACTS
DOSSIÊ: Educação, Cultura e Tecnologia
Trabalho, educação e linguagem
Work, education and language
Ligia Regina Klein
Doutora em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP
Professora e pesquisadora do PPGE da UFPR
RESUMO
O debate atual acerca da reestruturação produtiva e seu impacto na educação tem discutido o papel desempenhado pelo desenvolvimento científico-tecnológico nas mudanças correntes. Entre os recursos tecnológicos destacam-se as novas linguagens articuladas às Novas Tecnologias e aos Meios de Comunicação de Massa. Este trabalho analisa — com a preocupação de distinguir o que realmente constitui uma novidade de fundo na estrutura capitalista e o que é o velho sob novas formas de aparências — as relações entre trabalho, educação e linguagem nesse quadro de mudanças. Para tanto, discute, com ênfase na emergência do trabalhador coletivo, as implicações dos processos de divisão do trabalho e desenvolvimento da maquinaria para a formação do trabalhador individual. No interior desses processos articulados, na sua configuração mais contemporânea, são analisados dois possíveis lócus de ambigüidade na referência à linguagem, os quais permitem formulações de conteúdo ideológico, caracterizados pela fetichização das novas tecnologias.
Palavras-chave: Linguagens e tecnologia, competências comunicativas, linguagens e educação.
The present debate on the productive restructuring and its impact on education has been discussing the role played by the technological-scientific development on the current changes. Among the technological resources the new languages articulated to the New Technologies and to the Means of Communication of Mass are outstanding. The present work analyzes – with the concern for distinguishing what really constitutes a backstage reality into the capitalist structure, and what is old under new appearance ways – the relationship between work, education and language into this picture of changes. Thus, it discusses, with emphasis on the emergency for the collective work, the implications of the processes of work division and the development of the machinery for the formation of the individual worker. Two possible lócus of ambiguity with reference to the language are analyzed within these articulated processes, in their most contemporaneous configuration, which allow formulations of ideological content, characterized by the fetish making of the new technologies.
Key-words: languages and technology; communicative competences; languages and education.
Relations between tacit knowledge and scientific knowledge from a microelectronic base: first approaches
Acacia Zeneida Kuenzer
Doutora em Educação pela PUC/SP
Professora titular do Setor de Educação; professora e pesquisadora do PPGE da UFPR
RESUMO
Este artigo apresenta uma síntese dos resultados que vêm sendo obtidos com a pesquisa Reestruturação produtiva e novas formas de trabalho: o novo projeto pedagógico para a educação científico-tecnológica financiada pelo Plano Sul de Pesquisa e Pós-graduação/CNPq/Fundação Araucária, que tem por objetivo delinear as novas dimensões que passam a integrar a categoria competência a partir da introdução da base microeletrônica nos processos produtivos e sociais, com vistas à identificação dos princípios pedagógicos que devem orientar os projetos educativos que objetivam a inclusão dos que vivem do trabalho. Para tanto, será discutida a categoria competência tal como historicamente vem sendo construída nos modos taylorista/fordista e toyotista de organizar e gerir a produção, buscando compreender os seus limites e possibilidades para uma possível inclusão dos que vivem do trabalho, com particular destaque para a relação entre teoria e prática e entre conhecimento tácito e conhecimento científico. Finalmente, será apontada a função mediadora da educação no estabelecimento de articulações entre trabalho e conhecimento.
Palavras-chave: conhecimento tácito, novas tecnologias e educação, relação teoria e prática.
ABSTRACT
This article presents the synthesis of the results which have been obtained by the research on the Productive restructuring and new work ways: the new pedagogical project for the scientific-technological education. Such work has been financed by the South Plan of Research and Pos-graduation/CNPq/Fundação Araucária, and it aims to outline the new dimensions that start making part of the competence category through the introduction of the microelectronic basis into the productive and social processes, focusing on the identification of the pedagogical principles that must guide the educative projects aiming the inclusion of the ones who live from the work. Thus, the competence category will be discussed in the same way it has historically been built through the taylorist/fordist and toyotist ways of organizing and administrating the production, searching for the understanding of its limits and possibilities for a possible inclusion of the ones who live from the work, and outstanding the relationship between theory and practice and between tacit and scientific knowledge. Finally, the mediation function of the education in the setting up of articulations between work and knowledge will be pointed out.
Key-words: tacit knowledge, new technologies and education, theory and practice relationship.
The financing presence of the World Bank and of the Interamerican Bank on the State of Paraná education system, from fundamental to high school
Maria Dativa de Salles Gonçalves Doutora em Educação pela PUC/SP Professora do PPGE/UFPR |
Jussara Maria Tavares Puglielli Santos Doutora em Educação pela USP Professora do DEPLAE/UFPR |
Andréa Barbosa Gouveia Mestre em Educação pela PUC/SP Professora do DEPLAE/UFPR |
Cleusa Valéria Gabardo Mestre em Educação pela UFPR Professora do DTFE/UFPR |
Leila de Almeida de Locco Mestre em Educação pela UFPR |
Pedro Eloy Rech Mestre em Educação pela PUC/SP |
Sandra Terezinha da Silva Mestre em Educação pela UFPR Técnica do IPARDES |
Taís de Moura Tavares Mestre em Educação pela UFPR Professora do DEPLAE/UFPR |
Yvelise Freitas de Souza Arcoverde Doutora em Educação pela PUC/SP Professora do DEPLAE/UFPR |
RESUMO
O artigo apresenta os resultados de pesquisa sobre os financiamentos internacionais do Banco Mundial (BIRD) e do Banco Interamericano (BID) para o ensino fundamental e médio, no Paraná, nos anos 80 e 90, em três governos do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) que estiveram no poder de 1983 a 1994.
A partir da identificação de que o primeiro governo (1983-1986) encaminha e redireciona, segundo prioridades democráticas ou comunitárias, projetos financiados com recursos externos (BID), negociados pelo governo federal, examinam-se, no segundo e terceiros governos (1987-1990 e 1991-1994) o processo de negociação e o conteúdo dos projetos especificamente educacionais, diretamente negociados pelo governo estadual com os Bancos.
As razões que levaram os dois governos à busca de financiamento externo explicam-se fundamentalmente no quadro da grave crise econômica herdada da ditadura militar, com a conseqüente redução dos recursos públicos para as áreas sociais, além de outros motivos que se situam na concepção da educação como formadora de mão-de-obra para o desenvolvimento.
O que se pode constatar é que os empréstimos, no caso do Paraná, foram importantes indutores do ajuste progressivo das políticas educacionais, que, nos anos 80, buscaram contemplar a universalização da escola pública, com qualidade, para a maioria da população, ao “pacote” do BIRD, cuja ótica é a racionalidade econômica. Entretanto, não se pode afirmar, por limitações históricas, que houvesse clara compreensão, naquele momento histórico (1983-1990), por parte dos agentes do governo (técnicos e autoridades), do grau de direcionamento das políticas educacionais que resultaria como “contrapartida” dos empréstimos. A hipótese que pode ser levantada a partir daí é a da plena adesão (identidade) do governo (técnicos e autoridades) que sucedeu aos anteriores às diretrizes dos Bancos.
Palavras-chave: financiamento; educação; Paraná; projetos.
ABSTRACT
This
article presents the results of a research into international financing of BIRD
(World Bank) and BID (Interamerican Bank) for elementary and secondary education,
in Paraná, during the 80’s and 90’s, when three governors from Partido do
Movimento Democrático Brasileiro – PMDB – were in the head of the State,
from 1983 until 1994.
It
is possible to notice that the first govern (1983-1986) refers and readdresses,
according to democratic or communitarian priorities, projects that were financed
by external resources (BID), and negotiated by Federal Government. This article
also examines, on the second and third governments (1987-1990 and 1991-1994) the
negotiation process and the content of educational projects that were negotiated
directly by the State Government and the Banks.
The
reasons that carried those two governs to the external financing can be mainly
explained by the economical problems inherited from past military governs, and
by the social areas public resources consequently reduction, besides others
reasons as the conception of education as workforce training.
What
is possible to notice is that the loans, particularly for Paraná, were
important addressers to the progressive adjust of educational policies, which,
in the 80’s, tried to contemplate a good quality public school for the
majority of the population, to the Worlds Bank policy, that contemplates
economical rationality.
However, we can not assert, because historical limitations, that there was a clear comprehension, in that specific historical moment (1983-1990), by the side of govern agents (technicians and authorities), of addressing degree of educational policy that were result of the loans “counterpart”. The hypothesis that can be considered is the one of the plain adhesion (identification) of govern (technicians and authorities), that succeed the past ones to the Banks’ directives.
Key-words:
financing, education; Paraná, projects.
Gestão estratégica de competências - uma prática complexa
Strategic management of competences – a complex practice
Julieta Beatriz Ramos Desaulniers
Doutora em Ciências Humanas Educação/ UFRGS
Professora da PUC/RS
RESUMO
O
Projeto Integrado Gestão estratégica de
competências e a formação do cidadão do século XXI, Plano Sul/CNPq-Fapergs,
propõe diagnósticos a organizações sociais escolares e não escolares, através
de um conjunto de indicadores, bem como modalidades de gestão – instrumentos,
processos e práticas – voltadas à implementação,
ao monitoramento e à avaliação de processos de formação de competências
fundados numa perspectiva complexa,
transdisciplinar.
Palavras-chave:
Gestão
estratégica, formação de competências,
transdisciplinaridade.
ABSTRACT
The
Integrated Project Strategical Management of Competences and the Formation of
the Citizen of the XXI Century, South Plan/CNPq-Fapergs, proposes
diagnostics to social schooling and non schooling organizations, through a set
of indexes, as well as management modalities – instruments, processes and
practices – turned to the implementation, monitoring and to evaluation of
processes for formation of competences founded in a complex trans disciplinary
perspective.
Key-words: Strategical management, formation of competences, transdiciplinary way.
Educação intercultural, gênero e movimentos sociais no Brasil
Intercultural education, genre and social movements in Brazil
Reinaldo Matias Fleuri
Doutor em Educação
Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC
RESUMO
Como vêm se construindo no Brasil processos sociais de garantia de igualdade de direitos e de direito à diferença nas relações étnicas, de gênero, geracionais, assim como nos campos da ecologia e do associativismo? Esta tensão entre igualdade e diferença, unidade e pluralidade se constitui na problemática central em torno da qual se configura o desenvolvimento das redes de cooperação científica e social, potencializado pelo Projeto Rizoma. Este projeto, constituído âmbito do Plano Sul de Pesquisa e Pós-Graduação (financiado pelo CNPq e Funcitec em 2001-2003) foi mobilizado polissemicamente por quatro Núcleos de Pesquisa. Mediante suas atividades, que culminaram na organização de um seminário internacional, o Projeto Rizoma focaliza o caráter multidimensional e complexo da interação entre sujeitos de identidades culturais diferentes. Busca desenvolver concepções e propostas que favoreçam o enfrentamento dos conflitos sociais, na direção de superação das estratégias socioculturais geradoras de discriminação, de exclusão ou de sujeição que vêm se manifestando no mundo globalizado, nas relações entre nações, entre etnias, entre classes sociais, entre gerações, entre religiões, entre movimentos sociais e, de modo particular, nas relações interculturais e de gênero. As pesquisas e os debates desenvolvidos evidenciam novas perspectivas epistemológicas que permitem o entendimento do hibridismo e da ambivalência, ou seja, dos contextos intersticiais que constituem os campos identitários, subjetivos e coletivos, nas relações e nos processos interculturais.
Palavras-chave: educação intercultural, gênero, movimentos sociais, economia solidária, identidade, diferença, mediações.
ABSTRACT
How had been built, in Brazil, the social processes of assurance of equality rights and for the right of difference in relation to ethnic, genre and intergeneration relationship, as well in the fields of ecology and of associative organizations? This tension between equality and difference, unity and plurality consists the central problematic related to the development of scientific and social cooperation webs, which potentiality increases with the Projeto Rizoma. This project is constituted in the area of South Plan of Research and Post-graduation (financed by CNPq and Funcitec in 2001-2003), and had been developed in a polissemic way by four Research core. The Projeto Rizoma, whose activities culminated in the realization of a international conference, focuses the multidimensional characteristic of the interaction complex among people of different cultural identities. This project also tries to develop conceptions and proposals that help to face up to social conflicts, and address the overcoming of social and cultural strategies that create discrimination, exclusion or subjecting, that can be seen manifested in the recent globalization, in the relationship among nations, among ethnical groups, among social classes, among generations, among religions, among social movements, and, in a particular way, in the intercultural relations of genre. The research and debates already developed, shown news epistemological perspectives that perceives the comprehension of hybridism and ambivalence, in other words, the inner contexts that constitutes the identity field, subjective an collective ones, in intercultural relations and processes.
Key-Words: intercultural education; genre; social movement; economic solidarity; identity; difference; mediations.
Lecturing, everyday life and contemporary world: which identities and strategies of psychosocial surviving are being built?
Maria de Fátima Quintal de Freitas
Doutora em Psicologia Social pela USP
Professora do PPGE/UFPR
RESUMO
O presente trabalho objetiva fazer uma análise a respeito das repercussões psicossociais que os desafios e dilemas, vividos cotidianamente pelos docentes em suas práticas profissionais e em suas relações, têm em sua vida profissional, familiar e pessoal, considerando-se em especial o processo de construção de identidade e as alternativas de enfrentamento para tais dilemas. Para isso, far-se-á o percurso seguindo três eixos complementares. O primeiro refere-se à identificação de alguns elementos que nos permitem compreender como está a vida concreta dos docentes, não apenas na dimensão macro-social, mas considerando os aspectos micro-sociais que possibilitem uma configuração ampla sobre o quadro atual cotidianamente vivido pelo docente em seus locais de trabalho. Num segundo momento realiza-se uma comparação a respeito destas condições com aquelas relativas à trajetória de constituição desta profissão há alguns anos. Encaminha-se, então, a discussão para uma análise sobre os processos psicossociais presentes nas relações entre docente, produto de seu trabalho e realidade na qual vive, com vistas a elucidar os diferentes paradoxos com os quais têm de lidar dia a dia, ao mesmo tempo em que lhe é exigido um desempenho que referende uma identidade social prescrita, mas nem sempre coerente e viável às condições de vida e de formação. E, finalizando, far-se-á uma discussão sobre possibilidades de sobrevivência psicossocial diante deste quadro de naturalização e conformismo para com a vida cotidiana.
Palavras-chave: identidade psicossocial, significados sociais e vida diária, naturalização de processos da vida diária, identidade do professor, participação diária.
ABSTRACT
Under the psychosocial perspective, this work presents a discussion about the challenges and dilemmas that are experienced daily by teachers, resulting of a complex component’s assemblage linked the start on the work conditions, passing through the relations established with their work subject, and their knowledge field, even how these teachers perceive themselves during this process, and what kind of meaning they assign to it along their lives. Following the social psychology theoretical shape, under the materialism basis, focused on the man’s psychosocial construction departing from his life, and his interactions stablished with another social actors. Recently data related to the teaching work relationships are presented, in terms of the work admission and stability according to the gender, age, and career experience, and also how does this reflect over the development process of his identity and social awareness. This analysis indicates the paradoxes’ existence, contemporarely tough by the changings occured in the work’s world, and which inflences brought self-image results that the teacher builts on his own, and in what kind of interaction he establishes with his peers. The analytic proposals allow to identify teachers’ five daily life conflicts related to interaction and expectation between gender and social demands, relationship among teacher as a social actor and the nature of his work subject, school culture, teacher’s culture, and “the other” culture, prescribed work and feasible work, and solidified identity and ongoing change identity. It is discussed the process of building the teacher identity in front of the current challenges and paradoxes that teachers are compelled to experience and face everyday in the work and personal relationships, such as violence, abuse, low incomes, as well as personal and professional depreciation. It is intended a consideration in terms of searching alternatives that could be regarded also during the future teachers’ process of graduation and professional formation.
Key-words: Psychosocial identity, social meanings and daily life, naturalization process of the daily life, teacher’s identity, daily participation.
Imagens na pesquisa com professores: o oral e a fotografia
Images in research into teachers: verbal and the photograph
Valeska Maria Fortes de Oliveira
Doutora em Educação/ UFRGS
Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM
Vânia Fortes de Oliveira
Psicóloga/UNIJUI-SC
Especialista em Psicologia Social
Bolsista de Apoio Técnico do CNPq
Laura Elise de Oliveira
Fabrício
Jornalista
Bolsista de Apoio Técnico do CNPq
RESUMO
A proposta deste texto é pensar o oral e a fotografia como ferramentas, mas também como dispositivos que dão voz e imagens as leituras de realidades e, mais especificamente, à investigação no território das ciências sociais. Nosso lugar de fala é o das ciências sociais, onde nosso envolvimento mais específico no campo da pesquisa é o da educação. Temos trabalhado com um projeto interinstitucional e transdisciplinar, porque sendo de lugares diferentes e desconhecidos, também, e principalmente, aprendemos muito destes e com estes. A experiência de investigação em rede é, uma das grandes aprendizagens que temos feito, na perspectiva de melhor compreensão do que estamos chamando de imaginários docentes. Nossa abordagem de investigação/formação com professores privilegia o trabalho da memória, capaz de reconstruir imagens e processos de subjetivação, ressignificando as trajetórias de vida pessoal e profissional.
Palavras-chave: Imagens, história oral, fotografia, memórias, professores.
ABSTRACT
The proposal of this text is to think oral and the photograph as instruments, but also as devices that give voice and images for the readings of realities and, more specifically to the inquiry in the territory of social sciences. Our place of speaks is of social sciences where, our more specific envolvement is the field of the research is of the education. We have worked with a interinstitutional project and to transdisciplinar, because being of different and unknown places, also and, mainly, we learn very of these and with these. The experience of the great learnings that we have fact, in the perspective of better understanding that we are calling imaginary professors. Our boarding of inquiry/formation with professors privileges the work of the memory, capable to reconstruct images and subjectivities of subjetivação, resignifying the trajectories of personal and professional life.
Key-words:
imagines, oral history, photographycs, memories, professors.
Adaptweb: um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na web
Adaptweb:
a teaching-learning environment adaptable in Web
José Palazzo Moreira de Oliveira Doutor em Informática pelo Instituto Nacional Politécnico de Grenoble –INPG/França Professor do Instituto de Informática da UFRGS |
Maria Angélica de Oliveira Camargo Brunetto Doutora em Ciência da Computação pela UFRGS Professora do Departamento de Computação da UEL |
Mario Lemes Proença Júnior Doutor em Engenharia Elétrica pela Unicamp Professor do Departamento de Computação da UEL |
Marcelo Soares Pimenta Pós-Doutorado pela Universite de Toulouse III (Paul Sabatier) Professor do Instituto de Informática da UFRGS |
Cora Helena Francisconi Pinto Ribeiro Doutora em Ciência da Computação pela UFRGS Professora do Instituto de Informática da UFRGS |
José Valdeni de Lima Pós-Doutorado pelo Institut National Polytechnique de Grenoble – INPG/Fr Professor do Instituto de Informática da UFRGS |
Veronice de Freitas Mestre pela UFRGS/UEL |
Viviane Sodré Prado Marçal Mestranda em Ciência da Computação na UFRGS/UEL |
Isabela Gasparini Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS/UEL |
Marília Abrahão Amaral Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS/UEL |
RESUMO
Este artigo, com ênfase nos aspectos técnicos, apresenta os resultados obtidos no âmbito dos projetos Electra e Adaptweb, voltados para a autoria e apresentação adaptativa de disciplinas integrantes de cursos EAD na Web. O objetivo é permitir a adequação de táticas e formas de apresentação de conteúdos para alunos de diferentes cursos de graduação e com diferentes estilos de aprendizagem, possibilitando diferentes formas de apresentação de cada conteúdo, de forma adequada a cada curso e às preferências individuais dos alunos participantes. Esta proposta foi validada através de um estudo de caso real, envolvendo a disciplina de Métodos Numéricos da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Esta disciplina é oferecida para três cursos universitários: Matemática, Engenharia e Ciência da Computação. Em cada curso, o professor-autor configura uma seqüência de conceitos, com seus respectivos níveis de profundidade, bem como exemplos, exercícios e materiais complementares apropriados. Os alunos podem utilizar diferentes estilos de aprendizagem através da seleção do modo de navegação e dos estilos de apresentação. Os aspectos de adaptabilidade navegacional incluem navegação em modo tutorial ou livre, oferecendo diferentes alternativas de táticas de ensino. O ambiente completo para autoria e apresentação de cursos encontra-se atualmente disponível na fase de protótipo operacional. Este protótipo está sendo incorporado na plataforma de EAD em software livre da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O ambiente está baseado em um conjunto de componentes que suportam as fases de pré-autoria, adaptação de conteúdo e navegação. A implementação utiliza primordialmente a linguagem de programação PHP, o gerenciador de banco de dados MySQL e a linguagem XML.
Palavras-chave: educação a distância, curso a distância na Web, sistemas inteligentes na internet.
ABSTRACT
This article, which emphasizes technical aspects, presents the results obtained within the ambit of Electra and Adaptweb projects, applied to the authorship and the adaptable presentation of disciplines that compose the long distance courses (EAD) in the Web. The aim is to allow the adequacy of tactics and ways to present the contents to the students from different graduation courses and with learning styles, enabling different ways of presenting each one of the contents, adjusting it to each course and to the individual preferences of the participating students. This proposal was validated through a real case study, involving the Numeric Methods discipline at the State Universitry of Londrina (UEL). This discipline is offered to three university courses: Mathematics, Engineering and Computer Science. In each course, the author-professor sets a sequence of concepts, with their respective levels of complexity, as well as with their respective examples, exercises and suitable complementary materials. The students may use different learning styles through the selection of the navigation way and of the presentation styles. The navigation adjustment aspects include navigation in a tutorial or in a free way, offering different alternatives of teaching tactics. The complete environment for the authorship and presentation of courses is available at the present moment at the phase of operational prototype. This prototype is being incorporate to the plataform of EAD into some free software from Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGSW). The environment is based n a set of components that back up the pre-authorship, adaptation of content and navigation phases. The implementation primordially uses the language of PHP programming, the database carrier MySOL and the XML language.
Key-words:
long-distance education; long distance courses on the Web; intelligent systems
on the internet.
Representação do conhecimento incerto aplicado a sistemas educacionais na Web
Uncertain
knowledge representation applied to educational system in Web
Rosa Vicari PhD em Engenharia Eletrotecnica e Computadores pela Universidade de Coimbra/Portugal Professora do Instituto de Informática da UFRGS |
Cecília Dias Flores Doutoranda em Ciência da Computação na UFRGS. E-mail: dflores@inf.ufrgs.br |
Marcos Eduardo Casa Doutorando em Informática na Educação pelo PGIE/UFRGS Professor do Departamento de Informática da UCS |
Alexandre Ribeiro Doutor em Informática pela Université de Grenoble / França Professor Titular do Departamento de Informática da UCS |
RESUMO
Este artigo apresenta os resultados obtidos no projeto conjunto entre o Instituto de Informática da UFRGS (II/UFRGS) e o Departamento de Informática da UCS (DEIN/UCS), cujo propósito foi a proposição e o desenvolvimento de um ambiente educacional multiagentes, baseado na web. O foco principal da pesquisa está no desenvolvimento de um modelo de representação do conhecimento para a construção de agentes inteligentes, capazes de atuar em situações reais de ensino e aprendizagem. Em particular, o foco está no uso de métodos probabilísticos de representação do conhecimento, para a realização de diagnósticos clínicos.
Palavras-chave: informática na educação, inteligência artificial, representação do conhecimento.
ABSTRACT
This paper presents some results about a join Project between Instituto de Informática da UFRGS (II/UFRGS) and Departamento de Informática da UCS (DEIN/UCS), that proposed and implemented an educational multi-agent environment based at web. The research focus is on the knowledge representation applied to the construction of intelligent agents able to act in educational real environments. More specifically, the work aims at applying probabilistic knowledge representation in the aid to medical diagnostic in educational applications.
Key-words: computer and education, artificial intelligence, knowledge representation.
ModelCiências – a portal for the Semi Quantitative and Quantitative Computational Modeling in Science Education Project
Arion de Castro Kurtz dos Santos PhD in Science Education pela University of London – Inglaterra Professor Titular do Departamento de Física da FURG |
André Prisco Vargas Bolsista AT do CNPq Aluno da Engenharia da Computação da FURG |
Odorico Machado Mendizabal Bolsista AT do CNPq Aluno da Engenharia da Computação da FURG |
Carlos Alberto Barros Cruz Westhead Madsen Bolsista Voluntário, aluno da Engenharia da Computação da Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG |
RESUMO
O artigo apresenta alguns
fundamentos da modelagem computacional bem como
algumas das ferramentas que estarão disponíveis no ModelCiências, que
é um portal do Projeto ‘Modelagem Computacional Semiquantitativa e
Quantitativa na Educação em Ciências’ do Plano Sul de Pesquisa e Pós-graduação
do CNPq. O artigo apresenta, também, as características dos cursos a serem
disponibilizados no portal, aspectos técnicos de sua construção, e o atual
estágio de desenvolvimento do projeto.
Palavras-chave: Modelagem, Computador, Ferramentas Computacionais.
ABSTRACT
This
paper presents some computational modeling basis and some modeling tools that
will be available in ModelCiências, which is a portal for the project “Semi
quantitative and Quantitative Computational Modeling in Science Education” of
CNPq’s research and Post-Graduation Southern Plan. The article also presents
the characteristics of the courses that will be available in the portal,
technical aspects of its construction, and the current stage of development of
the project.
Key words: Modeling, computer; computational tools.
Tecnologias digitais na educação: tendências
E-learning
technologies in education: some trends
Margarete Axt Doutora em Lingüística e Letras/PUCRS Professora Titular/UFRGS |
Edel Em Doutora em Educação/ University of Chicago, Estados Unidos Professora Adjunto IV/UFSC |
Tânia Mara Galli Fonseca Doutora em Educação/UFRGS Professora Titular/ UFRGS |
Denise Balarine Cavalheiro Leite Doutora em Ciências Humanas/UFRGS Professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS |
Cleci Maraschin Doutora em Educação/UFRGS Professora do Instituto de Psicologia/UFRGS |
Regina Maria Varini Mutti Doutora em Lingüística e Letras/PUCRS Professora Adjunto/UFRGS |
Dinorá Fraga da Silva Doutora em Lingüística/USP. Professora Titular/ UNISINOS |
RESUMO
O Projeto Interinstitucional Comunidades Virtuais de Aprendizagem-Provia-, integrando pesquisadores proponentes e seus respectivos grupos de pesquisa, originários de diferentes áreas do conhecimento e com problemas diferenciados de investigação, mas reunidos sob um mesmo eixo - o dos efeitos das Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação (NTCI) e da Informática Educativa (IE) e seus modos de subjetivação no amplo campo educativo -, buscou constituir uma rede de pesquisas que reunisse iniciativas de avaliação inerentes a esta temática. O principal objetivo foi, então, a geração de conhecimento relevante na área específica, com vistas a contribuir para ações político-pedagógicas de inserção e de intervenção. Em outras palavras, o Provia pretendeu desafiar a reflexão crítica acerca das mudanças que estão ocorrendo na Educação (a Distância) no seu sentido mais abrangente, incluindo questões relativas aos modos de produção das subjetividades e aos rumos da nova sociedade do conhecimento.
Palavras-chave: Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Tecnologias Digitais e Educação a Distância; Informática na Educação.
ABSTRACT
PROVIA – Projeto Interinstitucional Comunicades Virtuais de Aprendizagem – is an Interinstitutional Project for E-learning Communities, supposed to join and integrate researchers from different areas of knowledge, as well as their respective research groups, around a common intriguing investigative problem – evaluation of possible effects the Information and Communication Technologies can provoke when implicated with the Educational Field and their subjects. The aim has been to produce knowledge from different theoretical perspectives, so it may give relevant support to political-pedagogical decisions and actions in Long-distance Education thought in its broad sense, including new ways in which subjectivity is conforming and knowledge is being produced.
Key
words: E-learning communities;
information and communication technologies in distance education; computer
learning environments.